CADELAS TEM DEPRESSÃO ?

A TRISTEZA SEM FIM DE MEL 

Essa cadelinha fofa aí se chama Mel e teve 3 filhotes. Assim que os cachorrinhos nasceram ela não quis saber deles. Abandonou os bichinhos e um acabou morrendo de fome. Como a cadela não dava leite os filhotes, a família que cria os animais procurou ajuda e passou a alimentá-los com leite em pó próprio para cachorros. Por enquanto está dando certo e os dois sobreviventes estão bem gordinhos. Já a mãe está abatida e dorme o dia todo.

O dono dos animais, o garotinho Fabinho, nos enviou as fotos e perguntou se existe depressão pós- parto  em cadelas.  O garoto de 11 anos soube que é comum mulheres depois do parto terem sintomas de depressão e rejeitarem o filho e por isso ficou com isso na cabeça.

Fomos em busca de resposta . O veterinário Samuel Costa explicou que muitas cadelas rejeitam seus filhotes e não possível afirmar que se trata de sintomas de depressão :  ” Por instinto as cadelas costumam rejeitar os filhotes com algum problema de saúde para que eles  morram sozinhos. Parece cruel, mas essa é uma das leis da natureza”

No caso da cadela Mel ,  os filhotes aparentemente estavam saudáveis, então não seria depressão pós-parto ? O veterinário disse que assim como nós humanos, cachorros podem sim ter sintomas de depressão. Eles aparecem  por solidão, maus tratos ou porque o animal pode estar sentindo falta de alguma coisa.  Mas segundo doutor Samuel,  não é comum cadelas que acabaram de parir apresentarem esse quadro. O que pode justificar a apatia da Mel é a questão hormonal :  ” quando a cadela tem os filhotes uma grande  quantidade de  hormônios é liberada e isso pode alterar o comportamento do animal. Normalmente isso passa nos primeiros dias ”.

A tristeza da Mel não passou , já dura mais de 15 dias e então a orientação é que ela seja levada imediatamente ao veterinário para que o profissional avalie o que pode estar acontecendo.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *