O INVERNO E OS SEUS BICHOS !!

CACHORROS, GATOS E AS DOENÇAS DE INVERNO

 

O frio está bombando em todo o país  e aqui no estado também  .  Temperaturas caíram e aí todo mundo se agasalha . Assim como os seres humanos, cães e gatos precisam de cuidados porque ficam mais expostos aos vírus.

 

A veterinária Andressa Simora explica que os cuidados são parecidos com os que que nós humanos temos que tomar para prevenir essas  chamadas ‘doenças de inverno’.

rede de proteção para gatos - petblogA importância da castração de gatos e cachorros

É preciso muita atenção, pois uma gripe simples pode evoluir para uma pneumonia no seu cachorrinho ou gato .  O bom mesmo é evitar, já que o tratamento da gripe é feito com antibiótico e pode passar de um mês.  Outro detalhe importante  é que a gripe em animais se propaga muito rapidamente , por isso se você tiver mais animais em casa deve redobrar os cuidados.

A insolação em petsAdoção responsável: Dificuldade na adaptação pode resultar na devolução do petComo é o treinamento de um cão guia?

Mas como descobrir se meu pet está doente ?O focinho quente e seco é um sinal de febre e ela pode ser causada por diversos motivos, mas durante o inverno é comum alguns cães apresentarem esse sinal por terem contraído gripe canina, que pode ser prevenida com vacinação também. Consulte o veterinário.

Inverno chegando: cães e gatos exigem cuidados especiais

Os sintomas desse  tipo de gripe são : febre,  espirros, tosse persistente e, até mesmo, coriza.

Reduza a quantidade de banhos, em vez de 1 por semana, dê um banho de 15 em 15 dias.  Banho deve ser dado em local fechado, sem entrada de vento.  Evite a tosa também. O animal pelado corre mais riscos.

cuidados alérgico cães

 

                     Outra dica :  aqueça  bem o local onde o animal vai dormir. Caminhas, cobertores e mantas ajudam muito. No caso dos animais grandes que dormem do lado de fora, sempre deixe uma casinha disponível para ele. O sereno noturno faz muito mal.  Sobre as roupas, elas não são proibidas, mas veja se o seu animal não fica irritado com elas. No mais, qualquer dúvida…chame o veterinário !!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *