Dandara e a depressão da vovó !!

Dandara, a cadela mágica !

Essa cadelinha com mancha preta no rosto é a Dandara que nasceu em Ibiraçu , norte do estado. Ela é da raça Lulu da Pomerânia e junto com seus irmãozinhos trouxe muita alegria para uma família .

 

Com 50 dias de nascida ela foi dada para uma senhorinha de 58 anos que sofre com depressão há mais de 8 anos.  Essa senhorinha de quem vamos preservar o nome não saía mais de casa, vivia a base de remédios e não queria conversar com ninguém.

A neta resolveu presentar a vovó com a cachorrinha :

” Minha avó não tinha mais brilho nos olhos e só chorava. Ela já passou por diversos médicos e a depressão não passava. Sempre que eu chegava na casa dela saía arrasada pois via que ela não reagia a nada. Daí tive a ideia de dar uma cachorrinha de presente ”

 

O efeito foi imediato. Assim que recebeu a cadelinha a senhorinha já demonstrou muita emoção e começou a chorar. Em seguida começou a cuidar da cadela que foi batizada de Dandara.  A cachorrinha de 4 meses passou a ser chamada pela família de cadelinha mágica.

O tempo foi passando e as duas foram virando grandes amigas. A vovó começou a tomar sol junto com a cadela. As duas também começaram a ver tv juntas e até na hora de dormir a cadelinha está junto.

Três meses depois os sintomas de depressão sumiram e a vovó está bem disposta , feliz e cheia de vontade de viver. Ela teve uma injeção de animo com a chegada da nova amiga.

Ouvimos a doutora Karina Sammer, psicóloga que  disse o seguinte:  ” A ciência já está estudando o impacto do contato com animais no tratamento da depressão e os resultados são animadores. Muitos pacientes relatam melhora nos sintomas e mais ânimo para as atividades do dia a dia. Uma melhoria sensível é observada na questão da alimentação e na comunicação com a família . O paciente passa a comer melhor e a interagir mais com os familiares ”

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *