A GRIPE DOS CACHORROS

CACHORROS GRIPADOS !! 

 

                            Inverno chegando a gente já sabe que pode vir uma gripizinha por aí.  Coriza, febre, corpo dolorido . É uma chatice !! Mas você sabia que os cachorros também pegam gripe?? Sim, os nosso amigos peludinhos também sofrem.

A gripe dos cachorros  é causada por vírus e bactérias que se propagam entre os cães da mesma forma que a gripe humana, por meio do ar.  Ou seja um cachorro pode ficar gripado ao conviver no mesmo ambiente que outro animal gripado . Muitos especialistas chamam a gripe canina de ”tosse dos canis” pois ela é muito comum em animais que ficam juntos em algum lugar fechado tipo canil.  Assim é mais fácil o vírus se espalhar.

A boa notícia é que a gripe nos cachorros não é contagiosa para nós humanos e a nossa também não contagia eles.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS SÃO:  FALTA DE APETITE , FOCINHO ESCORRENDO , MOLEZA E TOSSE QUE MUITAS VEZES PARECE COM UM ENGASGO.

Plantas tóxicas aos animais - PetBlogImportância de prevenir o câncer de próstata em cães

COMO TRATAR ?

A primeira coisa é buscar um veterinário. Não tente tratar do seu animal sozinho, pois uma gripe dessas pode levar a morte do animal.  Os riscos são maiores para os cães filhotes ou idosos .

 

Perigo da proliferação de insetos no verão: Pulgas e carrapatosCachorros sofrem com o calor

Se ele realmente tiver gripado, não trate com remédios caseiros e nem com remédios de humanos. Essas são soluções que podem fazer  muito mal ao animal e atacar   estômago  ou o fígado. O veterinário é que vai avaliar se o seu cão precisa de antibiótico , na maioria das vezes ele vai indicar repouso e alguns cuidados em casa mesmo.

Quando posso dar petiscos para meu pet?Setembro Vermelho e cuidados com o coração

PRESTE ATENÇÃO:

O ANIMAL DEVE ESTAR SEMPRE HIDRATADO

MESMO QUE ELE ESTEJA SE VONTADE, ESTIMULE QUE ELE SE ALIMENTE. ISSO VAI DEIXAR ELE FORTE.

NÃO DEIXE SEU CÃO PEGAR FRIAGEM E EVITE DAR BANHOS ENQUANTO ELE ESTIVE DOENTINHO.

Outra dica importante é manter sempre a vacinação em dia , inclusive já existem vacinas para proteger os animais da gripe !!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *