DICA DO DIA (Nº 168): O MATRIMÔNIO

VÍRGULA. Que se fique atento a estas frases: 1. As mulheres que pensam em casamento não têm amor-próprio. 2. As mulheres, que pensam em casamento, não têm amor-próprio. A primeira (sem vírgulas) diz que “algumas mulheres pensam em casamento” (frase não machista). A segunda (com vírgulas) sugere que “todas as mulheres pensam em casamento” (frase machista).

CONVITE. Em muitos convites de casamento, lê-se o seguinte registro: “(…) que realizar-se-á em 23 de julho de 2015”. Trata-se de desvio da norma culta. O termo “que” atrai a partícula “se” para antes do verbo. Diante disso, espera-se que, a partir de hoje, que se redija e que se imprima qualquer convite com a seguinte construção: “(…) que se realizará em 23 de julho de 2015.”

MAQUIAR. As noivas ficam horas e horas num salão de beleza. Por esse motivo, é importante que elas saibam empregar o verbo “maquiar”. Afinal, as mulheres se maquiam ou se maqueiam? Elas se maquiam. Para fazer “bonito”, veja-se uma dica “infalível”: O verbo “maquiar” segue a mesma conjugação do verbo “negociar” (“negocia”, e não “negoceia”; “maquia”, e não “maqueia”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *