DICA DO DIA (Nº 210): A POLÍTICA

CANDIDATO. Na expressão “candidatar-se a deputado federal”, por exemplo, o termo deputado ficará no masculino, quando o cargo se referir a pessoas de ambos os sexos (Exemplo: Patrícia se candidatará a deputado federal em 2022.). Caso outro cargo seja oferecido apenas a mulheres, emprega-se o feminino (Exemplo: Patrícia candidatou-se a secretária.).

CASSAR. Pode-se dizer que “um político foi cassado”? Resposta: Não. Por exemplo, quando um deputado comprar votos, o mandato dele deverá ser cassado. Observe-se que se disse que “se cassou o mandato”, e não o “deputado”. Assim, em 1992, cassaram o mandato de Collor, e não “Collor”, o qual era presidente da República naquela época.

VOSSA/SUA EXCELÊNCIA. Frequentemente, no mundo da política, ouvem-se as expressões “Vossa Excelência” e “Sua Excelência”. Usa-se “vossa” quando se fala COM uma autoridade (Exemplo: Perguntaram ao senador: “Vossa Excelência está preocupado?”); e se emprega “sua” quando se fala DE uma autoridade (Exemplo: Sua Excelência está preocupado.).

CASSAR/CAÇAR. Com a sílaba final “sar”, a palavra “cassar” significa “anular, cancelar” (Exemplo: O mandato do presidente da República foi cassado.). Com a sílaba final “çar”, o vocábulo “caçar” tem o sentido de “perseguir para abater, buscar, procurar” (Exemplo: Carlos e Paulo adoram caçar nos fins de semana.).

2 Respostas para “DICA DO DIA (Nº 210): A POLÍTICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *