DICA DO DIA (Nº 259): A VIAGEM

FÉRIAS/FÉRIA. A palavra “férias” quer dizer “o período de descanso de trabalhadores e estudantes” (Exemplo: Simone está ansiosa por suas férias.). Com esse sentido, usa-se “férias” sempre no plural. Já no singular, “féria” significa “dinheiro arrecadado num dia de trabalho” (Exemplo: O empresário pagou a féria aos trabalhadores.).

ESTADIA/ESTADA. Qual a palavra que dá nome à “permanência de pessoas em determinado lugar”? Estadia? Não! Resposta correta: Estada (Exemplo: Vinícius pagou antecipadamente a estada de sua família no hotel.). Rigorosamente, o vocábulo “estadia” refere-se à “permanência de veículos em estacionamentos ou em garagens e de navios em portos para carga e descarga”.

PERNOITE. O termo “pernoite” nomeia a “ação ou resultado de pernoitar”. E pernoitar significa “passar a noite em determinado lugar, geralmente para dormir”. Como “pernoite” lembra “noite”, diz-se, equivocadamente, “a pernoite”. Na verdade, a expressão correta é “o pernoite” (Exemplo: Depois do pernoite no hotel, a família seguiu viagem.).

Um comentário em “DICA DO DIA (Nº 259): A VIAGEM”

  1. Certíssimos o emprego das normas cultas do português,mas como diria meu falecido PAI Doutor em Letras/ graduado em latim/ Teólogo e Filósofo…” Como é bom falar da maneira que o nosso povo entenda” ( Professor Alfeo Bravin ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *