DICA DO DIA (Nº 301): O CHEFE

RESPEITOSAMENTE. Em correspondências formais, nas expressões de despedida (também chamadas de “fecho” ou de “fechamento”), deve-se usar a palavra “respeitosamente” para “destinatário de hierarquia superior”. Ao escrever para o chefe, por exemplo, que se empregue esse vocábulo com letra inicial maiúscula e seguido de vírgula (Respeitosamente,).

ATENCIOSAMENTE. Ao redigir para “destinatário de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior” em correspondências formais, que se empregue “atenciosamente” na expressão de despedida. Grafa-se esse fecho com letra inicial maiúscula e seguido de vírgula (Atenciosamente,). Outros fechamentos, como “cordialmente”, estão incorretos.

ACATAR/ACOLHER. Alguns funcionários não sabem se acatam ou se acolhem as ordens do chefe. Isso porque confundem o sentido das palavras “acatar” e “acolher”. A primeira (acatar) quer dizer “sujeitar-se ao mando de outra pessoa” (Exemplo: Ele acatou as ordens do chefe.). A segunda (acolher) significa “aceitar” (Exemplo: O novo chefe não acolheu a decisão do diretor.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *