Artigo: Quem disse que o ser humano não vem com manual de funcionamento?

manual de funcionamento humano

Em um de meus cursos de PNL voltados para gestores havia um aluno inconformado: “Por que o ser humano é tão complicado? Por que ele não vem com manual de funcionamento?”, ele dizia. 

Mas esse aluno logo descobriria que o ser humano vem sim com manual de funcionamento. E que podemos acessá-lo através da Programação Neurolinguística.  

A PNL nos ensina a fazer perguntas.

O que você faria se não tivesse medo? Que crença está sustentando essa sua atitude? Qual o ganho secundário que faz você permanecer assim? 

Por exemplo, o “ganho secundário” da pessoa que fuma, mesmo sabendo que fumar faz muito mal à saúde, é acreditar que o cigarro seja uma boa maneira de relaxar.

Porém, com a PNL conseguimos identificar melhor essas desculpas que damos para nós mesmos e mudarmos de uma “mentalidade problemática”, que busca se justificar, para uma “mentalidade de solução”. 

É possível perceber as programações que estão nos limitando e então reformular as nossas perspectivas. 

Com as ferramentas da PNL você aprende a: 

  • Utilizar seus recursos internos,
  • Atuar em um nível mais elevado de consciência,
  • Livrar-se do que está dificultando a caminhada, 
  • Despertar seu potencial adormecido,
  • E a encontrar seu propósito de vida

Em 3 décadas de treinamentos vi muitos alunos, como o do início desse artigo, sentindo-se “travados”.

Muitas vezes esse “bloqueio” acontece devido a forma como cada pessoa lida com as feridas emocionais e crenças limitantes dela, ou daqueles que convivem com ela. Em casa ou no trabalho. 

Mas as técnicas e ferramentas da PNL possibilitaram ao meu aluno entender o seu próprio manual de funcionamento humano – e o do outro – e mudar completamente a relação que ele tinha com sua equipe. 

A PNL é um modelo de comunicação com foco em resultado

Com a Programação Neurolinguística, nós aprendemos a alinhar a mente consciente (o Quociente Intelectual, a “competência técnica”) e a mente inconsciente (o Quociente Emocional, a “competência emocional”) para atingirmos nossos objetivos. 

Na verdade, a mente consciente pode ser comparada ao capitão do navio e a mente inconsciente à tripulação: ambos precisam estar em sincronia para que a viagem prossiga com sucesso.

A PNL abre as portas para uma vida extraordinária. 

E ela faz isso nos oferecendo ferramentas capazes de remover crenças e comportamentos indesejados e contribuindo com o desenvolvimento de novas habilidades. 

A Programação Neurolinguística não tem contra indicação. 

Através da PNL você pode fazer as mudanças que deseja e, alcançar ganhos muito valiosos para a sua vida e a sua carreira.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *