Artigo: Você tem medo de ficar sozinho na sua companhia?

ficar sozinho

Muitas pessoas colocam a culpa na falta de tempo para não fazerem uma pausa em suas vidas.  Mas quando elas têm tempo, continuam arrumando justificativas para não pararem!

Isso muitas vezes acontece simplesmente porque elas têm medo de ficarem sozinhas consigo mesmas. 

Mas por que será que elas têm esse medo?

Porque, na realidade, elas não se conhecem. Então é como como se estivessem ao lado de um desconhecido.

Como consequência, muitas passam uma vida inteira evitando esse encontro solitário e, em alguns casos, fazem uso de algum tipo de droga – como álcool, remédios ou trabalho em excesso – para se anestesiarem, enquanto aguardam que algo especial aconteça. Porém, o que encontram é a frustração.

 Já quem tem autoestima elevada costuma se dar muito bem com a própria companhia. 

Percebeu que às vezes as melhores ideias vêm quando você está sozinho no chuveiro?

E aí eu te pergunto: Em que outra hora do dia você se permite relaxar e viver a sua intimidade, sem qualquer outra distração? Em que momento você fica totalmente sozinho com você? 

Para muitos talvez a resposta seja NUNCA! 

Porém, é nesse momento só nosso, em que não estamos com a atenção voltada para as demandas externas, que nos conectamos com nosso mundo interno e passamos a ouvir nossa voz intuitiva.

Você precisa abrir um espaço na sua alma para sonhar. 

Sem medo e sem celular, televisão, trânsito, família ou qualquer outra coisa que possa distrair sua mente e roubar seu foco de atenção.  

Mesmo porque o sonho não acontece no corre-corre do dia a dia!

Então faça uma pausa por um período de tempo. 

Fique só, quieto, em silêncio total. Então respire profundamente 3 vezes e relaxe completamente seu corpo. 

Desligue-se um pouco do mundo externo, da televisão e do celular. Fique um pouco na sua própria companhia, apenas consigo mesmo. Uma dica é prestar atenção na sua respiração enquanto ela fui naturalmente. E perceba o que acontece. 

Conecte-se com o espaço que existe entre a entrada e saída do ar. E fique um pouquinho nesse espaço. Sinta o silêncio, seja parte dele. 

Preste atenção no fluxo de pensamentos. Tem uma frase de Platão que diz:

“Pensar é o diálogo da alma consigo mesma”. 

Observe o movimento das ideias indo e vindo!

Aos poucos você vai percebendo e sentindo a sua relação consigo mesmo ficando mais próxima e melhor, mais suave e mais confortável. 

É como se você ficasse mais íntimo de você mesmo! É nesse silêncio que nossa mente descansa e conseguimos dar espaço para nosso lado criativo, intuitivo se manifestar. 

Aos poucos você sente um bem estar interno e permite que alguns sonhos deem sinais e lampejos de motivação. Como se sua fonte estivesse dormindo e nesse silêncio ela começasse a despertar. 

No momento em que vivemos hoje, o nosso mundo interno pode até adoecer.

Crise, pandemia, pressão, incertezas, um mar de informação e notícias ruins: se você não aprender a priorizar o seu tempo e o espaço necessários para que seu próprio sonho possa ser formulado, poderá passar a maior parte de sua vida vivendo em função de outras pessoas a tornarem os sonhos delas em realidade. 

A PNL nos ensina a sonhar e a acreditar nos recados da intuição e realizar o que realmente queremos.

Especialistas da área comportamental  afirmam que todas as respostas que precisamos  para resolver qualquer tipo de problema já estão dentro de nós. 

O que torna o problema maior do que realmente ele é, é a nossa dificuldade de estar com a gente mesmo, de examinar nossa consciência e passar um bom tempo sozinho, em silêncio, repousando dentro de um quarto e refletindo.

Saia do automático e ouça a sua voz de sabedoria. 

Aprenda a ficar sozinho e a se fazer companhia. Dê vazão a novas ideias, mesmo que no início isso seja sofrível. Com o tempo você descobrirá como criar essa conexão. 

Luíza Lopes é Trainer em PNL.

 

Um comentário em “Artigo: Você tem medo de ficar sozinho na sua companhia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *