Os homens sentem dificuldade de pedir ajuda

Compartilhe esta notícia

Não é só o universo feminino que é acometido de disfunções sexuais, o universo masculino também, assim como muitas mulheres, muitos homens se sentem inseguros em procurar a ajuda de um profissional especializado. Alguns homens sentem muita vergonha ou apresentam mais dificuldade de pedir uma ajuda profissional. Ou às vezes, apresentam dificuldade de assumir o problema e que precisam de ajuda. Mas, quanto mais cedo assumir que existe uma tensão emocional, e que podem precisar de apoio e terapia, mais qualidade de vida passam a ter, e automaticamente é mais fácil de se tratar. A maioria das disfunções são facilmente tratáveis, mas depende de você procurar ajuda.

Dentre elas, as mais comuns são a ejaculação precoce e a disfunção erétil. A ejaculação precoce é um distúrbio masculino, ocorre em homens de qualquer faixa etária, raça, grupo, classe social ou nível cultural. Geralmente é um coito muito rápido, muitas vezes é uma resposta impulsiva. O que ocorre é uma disfunção do mecanismo ejaculatório: o orgasmo é desencadeado muito rapidamente, e não há controle do impulso, a ejaculação ocorre como um simples reflexo. Ansiedade pode estar ligada diretamente, principalmente nos casos que o homem sente a necessidade de mostrar desempenho.

É mais comum em duas fases da vida, uma fase comum é na adolescência, e/ou considerado o início da atividade sexual ou retorno da vida sexual, outra fase comum, é quando está ligada a demora entre relações sexuais satisfatórias, o que pode fazer esse quadro se tornar recorrente. Certos casos, esse quadro pode estar ligado ao fato de ser um homem sexualmente retraído ou inibido, marcado por conflitos como: sentimento de culpa, vergonha, insegurança e medo, ou até mesmo, em virtude da ansiedade, precipita-se. Outros casos ainda pode estar ligada aos maus hábitos de masturbação, principalmente no caso do adolescente que apressa-se para ejacular devido à sua ansiedade de atingir um orgasmo, ou devido à falta de privacidade.

Mas também pode cometer homens que eram capazes de se controlar, durante um dado período de tempo, mas perderam esse controle, por inúmeros fatores, os mais frequentes: incluem stress, choque emocional, cobrança, novo relacionamento após um relacionamento anterior duradouro, ou um longo período sem atividade sexual.

Outra disfunção bem comum aos homens é a impotência, que nada mais é do que uma disfunção do mecanismo erétil, também conhecida por disfunção erétil, podendo ser incapacidade persistente ou recorrente para atingir ou manter uma ereção adequada até atingir a ejaculação. E isso ocorre por várias causas, nomeadamente orgânicas, psicológicas ou mistas. A idade pode ser fator em que muitos percebem o aparecimento de disfunção erétil. Mas isso não isenta os indivíduos mais jovens, eles também têm probabilidade de desenvolver disfunção erétil de causa psicológica, os homens com mais idade desenvolvem habitualmente devido a causas orgânicas, ou até mesmo medicamentosas, mas independentemente da idade a natureza dessas disfunções podem ser de causas diversas, inclusive emocionais.

Por isso é de fundamental importância procurar ajuda profissional, claro que deve ser um profissional graduado e com a especialização adequada. E utilizar algumas estratégias como se conhecer melhor, invista no autoconhecimento e concentre-se em si mesmo, no seu prazer. Tenha um diálogo aberto com a(o) parceira(o), é importante ouvir o(a) parceiro(a), e falar do que sente, abra seu coração e sua necessidade.

Sempre com novidades no @virginia.pellesÂ