Autocuidado: Uma prática e um direito de todo e qualquer ser humano.

Compartilhe esta notícia

Ter um estilo de vida saudável, boa alimentação, exercitar-se e conhecer a si mesmo são alguns dos pilares que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), compõem o conceito de autocuidado. Uma prática e um direito de todo e qualquer ser humano.

Autocuidado é olhar para si mesmo, para o que faz, pensa e sente. E a partir daí, adotar posturas e ações que tragam mais bem-estar em todos os sentidos. Cuidar-se é ter responsabilidade e autonomia sobre nossa própria vida.

Quando fazemos escolhas diárias melhores e mais saudáveis (tanto fisicamente quanto mental e emocionalmente), promovemos a nossa qualidade de vida e contribuímos para a nossa saúde como um todo.

Dessa forma, estamos prevenindo desde doenças físicas, até distúrbios emocionais como a ansiedade, o estresse e melhorando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Importante lembrar que isso não significa estar bem 100% do tempo. Não significa não ter problemas e também não significa que o autocuidado é uma pílula mágica que do dia para a noite resolve tudo. Mas é uma prática que precisa ser frequente e consistente para gerar melhorias.

Como falei acima, é uma escolha diária – essencial – para quem quer ter uma vida com mais qualidade em todas as áreas.

Mas o dia a dia nos engole!

É fato que a rotina corrida e as demandas do dia a dia consomem muito do nosso tempo e energia. Vivemos tendo que dar conta de tantas coisas, que às vezes realmente não sobra tempo para cuidarmos de nós mesmos.

E aí mora um grande perigo! Não nos colocarmos como prioridade em nossa vida pode trazer consequências profundas, e que dão um certo trabalho para serem recuperadas.

Primeiro, quando não paramos para nos dar esse cuidado, muitas vezes estamos envolvidos em estresse, “apagando os incêndios”, projetando situações e problemas futuros que cada vez mais nos deixam ansiosos e/ou depressivos, desmotivados, saturados e esgotados.

Segundo, a falta de autocuidado reflete, cria e alimenta um ciclo de baixa autoestima. Pois toda vez que você não se cuida e não se dá esse tempo, você está “informando” inconscientemente ao seu sistema que você não é tão importante assim ou que todo o mundo externo é mais importante e vem primeiro que você!

Terceiro, você provavelmente já ouviu isso demais, mas ao não ter hábitos e rotinas saudáveis você está provocando um desequilíbrio no seu corpo físico capaz de gerar doenças e tantas outras complicações. Seja no agora ou no futuro!

E essa lista vai muito além disso! Por isso, o autocuidado é tão importante e até ganhou um dia internacional para nos lembrar disso.

Na verdade, praticar o autocuidado é mais que importante: é algo essencial!

Os benefícios de praticar o autocuidado

Quando falamos em tirar um tempo para si ou se colocar como prioridade, muita gente acha que é egoísmo, besteira ou até “coisa de preguiçoso”.

É claro que nós vivemos em sociedade, nós temos as nossas responsabilidades nos diferentes papéis que desempenhamos e também as demandas (internas e externas). Mas cuidar-se é um hábito que pode promover inúmeras melhorias e benefícios – que inclusive nos fazem menos egoístas, produtivos e menos preguiçosos:

  1. Previne doenças e promove o bem-estar físico geral

Ao conhecer seu corpo, exercitá-lo, alimentar-se bem, fazer acompanhamentos e não ignorar sinais de desequilíbrio, você previne o mau funcionamento do seu organismo, gasta menos com saúde e aumenta suas chances de viver mais e melhor.

  1. Melhora a autoestima e autoconfiança

Cuidando de si, você está reconhecendo o seu valor, as suas necessidades, praticando a autocompaixão. Dessa forma, está entendendo os seus limites e como superá-los com firmeza e também, leveza. E assim você alimenta o amor-próprio e consequentemente se torna mais autoconfiante.

  1. Melhora a qualidade de vida

Ao praticar o autocuidado, você deixa de viver sempre no modo “automático”, como se a vida fosse apenas resolver problemas e dar check nas obrigações. Você passa a ter mais consciência do que o faz feliz, do que repõe a sua energia e separa tempo para isso.

  1. Melhora a produtividade e promove o sucesso

É comprovado que pessoas felizes alcançam mais o sucesso do que pessoas que colocam a felicidade como consequência do sucesso. Por isso, ao cuidar-se e promover a própria felicidade em doses diárias, você se sente mais motivado. Você fica mais criativo, menos estressado ou ansioso e, como consequência, tem mais chances de atingir o sucesso.

  1. Melhora os relacionamentos

Muitas vezes, estar rodeado das pessoas que amamos é algo que repõe a nossa energia. E isso também é um ato de autocuidado. Tirar um tempo para as pessoas que o motivam e elevam sua energia, e estar verdadeiramente presente na vida delas, também faz com que as relações melhorem e levem ainda mais bem-estar, autoestima e qualidade de vida.

Sempre tem novidades por aqui, pelo @virginia.pelles e no Canal no YouTube Virginia Pelles. E para maiores informações, eis me aqui, Virginia Pelles https://www.virginiapelles.com.br .