Sexo: Tabus e mudanças com o avanço da idade.

Compartilhe esta notícia

O comportamento sexual muda ao longo do tempo como reflexo da idade, experiência e relacionamento. E a trajetória de mudança pode variar entre homens e mulheres.

As mulheres podem encontrar dificuldades em navegar pelas atitudes culturais sobre comportamento sexual e promiscuidade à medida que exploram sua sexualidade. A idade traz confiança e habilidade na comunicação que pode melhorar a vida sexual.

No entanto, homens jovens costumam ter preocupações com desempenho, tamanho do pênis e/ou ejaculação precoce – e a ansiedade não é amiga do desempenho, tanto para homens quanto para mulheres. Além disso, os homens costumam enfrentar desafios com a disfunção erétil e excitação à medida que envelhecem.

Os casais tendem a relatar que sua vida sexual é mais robusta quando estão entre os 30 e os 40 anos, mas a vida sexual costuma ser mais gratificante para os parceiros mais velhos.

As pessoas podem desfrutar de um sexo satisfatório durante toda a vida se fizerem ajustes para as muitas mudanças que o tempo traz. Isso pode significar confiar menos na penetração peniana e mais em massagens, toques no corpo inteiro e sexo oral.

Fica a dica: o tempo é nosso aliado na sexualidade. Basta você se permitir viver desfrutando do desejo é prazer sem culpa, livre de tabus e preconceitos.

Texto: Neusa Pandolfo
Educadora Sexual/Palestrante/Escritora
Convidada da semana.