Fantasia sexual ou Fetiche? Saiba qual é a diferença!

fantasia sexual
Compartilhe esta notícia

E você? Tem fantasia ou fetiche?

Vamos lá. Vou explicar de forma simples e clara para não ficar nenhuma dúvida!

O que é fantasia sexual?

Fantasia sexual todos nós podemos ter, é tudo que desejamos ou imaginamos na hora do sexo, por exemplo: podemos fantasiar transar em uma praia deserta ou, fantasiar transar no banheiro de uma boate lotada…

Podemos realizar ou não as nossas fantasias.

Fantasiar desde transar em um vão de escada de um edifício comercial ou dentro do carro na garagem de um shopping por exemplo.

Vamos dar assas à imaginação: fantasiar em ser parada por uma viatura de polícia e de repente estar transando com o policial fardado…

Fantasiar em pegar a mulher do seu vizinho porque ela é muito gostosa.

Fantasiar em fazer um ménage à trois ou, ir em uma casa de swing, fazer uma troca de casais e comer a sua prima, lembre-se que no caso de realizar, outro irá comer a sua mulher.

Tudo isso é fantasia.

Fantasias sexuais podem ser realizadas ou não, pois elas são uma vontade e não uma necessidade.

E o que é o fetiche?

O fetiche tem a ver com um objeto, algo fora do contexto erótico que você toca durante o ato sexual, por exemplo um sapato, algum tecido que pode ser uma seda ou couro.

O que precisa ficar claro é que o fetiche não é um “problema” fetichistas podem ter uma vida sexual absolutamente normal.

Porém, caso o fetiche se torne uma necessidade para a pessoa, se o fetichista relatar que não consegue sentir prazer e chegar ao orgasmo sem ser pelo fetiche e se isso lhe causar dor, nesse caso, o fetiche dessa pessoa específica, é uma parafilia sexual.

“Parafilias são variações do comportamento sexual que fogem ao padrão estabelecido pela sociedade onde o indivíduo está inserido.

Segundo o DSM-5, as parafilias passam a ser consideradas práticas sexuais atípicas, de grau não patológico, a menos que os sintomas se traduzam em mal-estar no ramo pessoal, interpessoal ou socioprofissional para o indivíduo ou outrem, passando a ser denominadas Perturbações Parafílicas e detendo um grau patológico. (APA, 2014, p. 685)”.

Em casos de parafilia sexual é indicado tratamento psicológico que pode ser uma terapia sexual com profissional que atua na sexualidade humana.

Porém, fantasias e fetiches podem ser normais e fazerem parte da vida sexual das pessoas que se permitirem vivenciá-las de forma leve e prazerosa com sua parceria.

Sendo assim, viva as fantasias e fetiches!
E aí? Você tem fantasias ou fetiches? Ou, tem os dois?

Claudia Marriel
Sexóloga/Chef do Amor