Dicas de como ler mais livros em 2020

Fim do ano já tá quase aí (ainda não estou preparada psicologicamente para isso!) e agora é hora de planejar os projetos para colocar em prática a partir de 1 de janeiro. Tá certo que muitos ficam pelo caminho já na segunda semana, mas boa parte disso é porque pensamos no que queremos, mas não traçamos uma estratégia para alcançar esses objetivos. Se você está no meu time dos que querem ler mais livros em 2020, mas não sabe por onde começar, estou aqui para montarmos esse planejamento juntos. Vamos lá saber como ler mais livros?

Saiba que isso não é uma competição de quem lê mais, mas uma meta para você ler mais. Eu, por exemplo, apesar de amar leitura, não sou uma leitora a jato. Não sou do tipo que lê uma obra de 500 páginas em uma semana e nem quero ser, por um motivo simples: eu gosto de viver a história, me colocar no lugar da personagem, sentir, ver, pensar o que está acontecendo com ela ali. Também gosto de saber quem é a mente pensante por trás daquele enredo, quem é o autor, o que o inspirou a narrar aquela história e quando/contexto ela foi escrita. Gosto que os livros gerem em mim alguma reação e isso leva tempo, então, não me importo de demorar mais do que algumas pessoas para ler um livro.

Davi Lago, mestre em filosofia do Direito, diz que ler não é tão simples nem uma atividade passiva, mas dinâmica. “Na leitura há o cruzamento de dois mundos e a possibilidade de se perceber as coisas através de outro ponto de vista. Um livro é um mundo: o mundo de leituras de seu autor dialogando com o mundo do leitor. Por isso, a leitura nunca será igual para dois leitores.”

Mas, vamos partir para a prática e saber como ler mais livros e como ler melhor os livros, porque é disso que estamos falando!

Como ler mais livros

Dica 1: Se motive a ler mais

Não veja a leitura como uma obrigação. Às vezes, nossos traumas do ensino fundamental nos fazem ver os livros como um dever de casa chato que precisamos fazer enquanto queríamos estar na rua com os amigos. Mas não se engane, um livro é um passaporte carimbado para uma realidade nova e que pode iluminar completamente o modo como você vê a sua.

Isso sem falar dos inúmeros benefícios apontados em pesquisas científicas por todo o mundo. O segredo é encontrar um livro que te agrade e se permitir embarcar nele sem preconceitos. Que tal começar pelo livro do momento, que todo mundo tá falando sobre ele, ou por um clássico que vira e mexe alguém cita em uma conversa? Se tem uma coisa que pode tornar seu 2020 mais divertido, mais criativo e mais emocionante, é um bom livro!

Dica 2: Perceba quais são seus momentos livres

Não vem com a história do “eu não tenho tempo”. Por mais corrida que a sua vida seja (e não duvido disso), sempre tem o tempo gasto no transporte público, na sala de espera do consultório médico, na fila do banco… Essas são grandes oportunidades para ler algumas páginas, o que irá te ajudar a avançar consideravelmente na leitura. Não percebemos o quanto esses minutos preciosos são jogados fora nas redes sociais. Para não perder essas porções de tempo, vamos para a dica 3.

Dica 3: Tenha sempre um livro em mãos

Foi-se o tempo que os livros só existiam no papel. Quer saber como ler mais livros? Use a tecnologia a seu favor e abrace um e-book. É verdade que nem todo mundo é fã (eu, por exemplo, não tenho muita destreza com a leitura em tela), mas se você não vê dificuldades, aproveita a grande oferta de livros em pdf. Isso sem contar os ótimos recursos de livros on-line, como dicionários.

Dica 4: Silencie as notificações

Se por um lado a tecnologia é uma benção no caso dos e-books, por outro, ela pode arruinar sua leitura com aquelas notificações que insistem em te distrair. Ler exige atenção e quem está com o ouvido ligado no celular sabe que uma passada de olho já pode ser o suficiente para uma checada no Facebook, Instagram, Whatsapp, Snapchat e aí foi-se embora o tempo separado para ler o livro. Experimente deixar o celular longe ou guardado na bolsa enquanto lê. Duvido que aquela corrente em um das dezenas de grupo que você tem não pode esperar alguns minutos.

Dica 5: Tenha uma meta de quantos livros vai ler

Ok, falamos que muitas metas de início do ano são abandonadas pelo caminho, mas ainda assim elas são um ponto importante para te motivar a começar algo. Como disse o gato no livro Alice no País das Maravilhas, quando a gente não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Quantos livros você quer ler em 2020? Não se acomode, mas seja realista em seus objetivos. Se você não tem o hábito de ler, não adianta colocar 100 livros, mas também não precisa colocar 5. Faça uma média de quantas páginas você consegue ler, por exemplo. Se o seu tempo te permite ler 10 páginas por dia, sabe que vai levar um mês para ler um livro de 300 páginas.

Para isso, é importante conhecer também seu ritmo de leitura, pois cada pessoa tem o seu. Olha só: suponha que você gaste 2 minutos para ler uma página e, assim, vai levar 20 minutos para ler 10 páginas. Dá pra acreditar que com 20 minutos por dia você lê um livro de 300 páginas em um mês? Viu que nem é tanta coisa assim?

Dica 6: Tenha um amigo de leitura

Conversar com alguém sobre um livro é uma das coisas mais maravilhosas da vida! E nem precisa ser tão amigo assim (talvez vocês até se tornem depois de compartilharem o mesmo livro), já que a internet está cheia de grupos de leitura compartilhada. O mais legal é que um livro não é como uma ciência exata onde 1 + 1 = 2.

Cada leitor é livre para interpretar a história e os personagens do jeito que entender. A leitura é uma experiência subjetiva e pessoal. E trocar experiências e impressões sobre o mesmo livro pode te ajudar a perceber algo além do que você notou.

Descobriu como ler mais livros em 2020? E já tem algum livro para começar a aplicar essas dicas? Compartilha comigo que eu quero saber!

Um comentário em “Dicas de como ler mais livros em 2020”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *