Que tal um passeio pela livraria mais antiga do mundo?

Imagina uma livraria que sobreviveu a um terremoto, uma guerra civil, 9 reis, 16 presidentes, 6 golpes de estado, 2 guerras mundiais, a construção – e a queda – de um muro que dividiu o mundo e a chegada do Euro. Sim, essa livraria existe, fica em Portugal e está mais em pé do que nunca.

A livraria Bertrand do Chiado, um charmoso e turístico bairro de Lisboa, recebeu em 2011 o título de livraria mais antiga do mundo em funcionamento pelo Guinness World Records. É, ela realmente vende livros desde 1732 e hoje compõe a maior rede de livrarias de Portugal. Com certeza a literatura portuguesa é a que mais dá o tom da livraria. Por exemplo, a primeira sala tem o “Cantinho do Aquilino”, onde o escritor, considerado um dos romancistas mais famosos da primeira metade do século XX, costumava ficar com suas leituras e pensamentos.

O que tem mais na Livraria Bertrand no Chiado

Além dessa, há outras 6 salas, cada uma com o nome de uma figura importante da literatura portuguesa, como José Saramago e Eça de Queiroz (inclusive ele frequentava o lugar!), sendo a última chamada de sala Fernando Pessoa. É lá que fica uma cafeteria e um grande mural em homenagem ao mais importante poeta português. Pensa na delícia que é tomar um café enquanto lê um livro numa tarde fria!

Mas não são apenas livros históricos que compõem as prateleiras, não. Além dos clássicos mundiais, tem livros de desenvolvimento pessoal, culinária, finanças, negócios, várias obras publicadas no idioma original e muita, muita opção para o público infantil. Aliás, tem um cantinho onde a criança pode sentar e apreciar com toda calma e conforto os livros. E um espaço na estante para as muitas publicações de O Pequeno Príncipe (Se bem que você deve desconfiar de toda livraria que não tenha um cantinho do Pequeno Príncipe!).

Se livros contam histórias, imagina uma livraria que é – literalmente – parte da história de um país. É fascinante andar por um prédio que há quase três séculos vende livros e que ajudou a fomentar a literatura de Portugal. Então, quem é apaixonado por livros não pode deixar de fora do roteiro uma passada pela livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Mas aviso logo que é bom separar tempo, é quase impossível ficar menos de uma hora lá! Dá uma olhada nas fotos aqui embaixo (Algumas minhas, outras da internet).

 

    

11 Respostas para “Que tal um passeio pela livraria mais antiga do mundo?

    1. É chato mesmo vermos livrarias tão boas fechando as portas, mas o mais importante é mantermos a prática da leitura viva! E ainda temos bons espaços de leitura para aproveitar. Tomara que esses não fechem nunca! 😀

      1. Eu entendo a sua tristeza e frustração. É revoltante mesmo, mas e se nós pudermos fazer alguma coisa para evitar que os espaços de leitura sejam fechados? Estou aqui com umas ideias!!!! Vamos falar mais sobre isso? 😀

    2. Isto é verdadeiro. Realmente muito emocionante conhecer esta livraria incrível, mas muito triste ver nossas livrarias fechando.
      Este ano parece que a nossa Bienal do Livro em São Paulo teve sucesso. Não deixem de ler, é enriquecedor para sua cultura e para sua mente!
      Amo ler!

  1. Maravilhosa, em tudo mormente para escritor filtrante assim como eu; mas, €45 por livro de Fernando de antanho!?
    Bibliófilo, claro recomendo!
    J.Fausto Rolou
    Os CARRASCOS policial.

  2. Além tudo isto citado, há um espaço para bate papo literário, atração à parte com escritores convidados, jornalistas, críticos literários etc… Chama-se ” Ler no Chiado” maravilhoso! Lota a sala, de convidados, clientes q estão ali na hora…fantástico! Comandado por Anabela Mota Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *