Ler livros no ônibus ou no carro faz mal para as vistas?

O transporte público é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Do capixaba, então, nem se fala! Ainda não conheci quem more na Grande Vitória e não tenha corrido atrás de um Transcol (leia-se 507) pelo menos uma vez na vida! Tá certo que ele não é a fonte do conforto, mas ainda pode ser um bom lugar para ler um livro. Então, que tal usar esse tempo para ler livros no ônibus?

E não: ler no ônibus ou no carro não causa descolamento da retina. Eu sei que você já deve ter ouvido muito sobre isso, mas pode juntar esse comentário com o “manga com leite faz mal” e jogar no mar do esquecimento. Ler no ônibus ou no carro não causa nenhum mal às vistas. O que pode acontecer, e isso sim é verdade, é uma sensação de desconforto, tontura e dor de cabeça. O bom é que, com algumas dicas simples, como essas que você vai ler aqui, dá para ler livros no ônibus de boa!

De onde vem a tontura quando a gente lê no ônibus ou no carro?

Quem lê no transporte está mandando duas mensagens um tanto contraditórias para o sistema nervoso. Do ponto de vista central, seus olhos estão concentrados no texto à sua frente, o que indica para seu cérebro que você está parado.

Entretanto, a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e manda a mensagem de que você está em movimento. Se um diz uma coisa e outro diz outra, a confusão na sua cabeça está formada e é isso que gera o mal-estar. Mas, então, como conseguir ler livros no ônibus se cérebro e olhos não se entendem? Calma, apressadinho! Vou te responder, olha só:

Olhe para cima com frequência

Ao olhar regularmente para cima, tipo após ler uma ou duas páginas, você vai lembrar ao seu corpo que, na verdade, ele está em movimento. Assim, a confusão será menor e a tontura amenizada.

Boa iluminação durante a leitura

A iluminação é fator importante na leitura, seja em qualquer ambiente, especialmente no ônibus ou no carro. Aliás, a sensação de vertigem está mais ligada à falta de iluminação do que ao movimento – por isso também pode acontecer de sentirmos tontura mesmo quando lemos em casa.

Lance mão de alguns recursos como lanternas portáteis (tem umas pequenininhas que são boas). E tenha mais atenção no brilho se estiver lendo no Kindle, no celular ou no tablet (apesar de ser difícil mexer no celular no ônibus, para evitar ficar sem ele, né?)

Dê intervalos à leitura

Domine a vontade de devorar a história e leia com intervalos. Pare um pouquinho após umas dez páginas para descansar a vista.

Leia mais devagar 

Isso também vai exigir domínio próprio, mas procure ler mais devagar. Ler rápido requer mais concentração do cérebro e esforço dos olhos, o que favorece o desconforto.

Veja também: 10 livros para ler em um dia

Outras dicas para ler livros no ônibus

Para fechar esse post com chave de ouro e garantir a sua boa leitura no transporte público, tenha o livro em mãos antes de entrar no ônibus, para evitar mexer na bolsa quando já estiver lá (vai que tem alguém que também quer mexer nas suas coisas e não é por causa do seu livro, né?).

Se tiver a – rara – oportunidade de poder escolher o assento, prefira os da frente, onde há menos balanço. Sem contar que as pessoas desprovidas de bom-senso que não gostam de usar fones de ouvido, na mesma proporção que gostam de compartilhar o som nas alturas com todos os passageiros, preferem os bancos de trás do coletivo. (ATENÇÃO: não seja essa pessoa! Fones de ouvidos são nossos amigos).

Aliás, fones de ouvidos podem te ajudar a desviar das conversas alheias e se concentrar na leitura. Se você entrar no ônibus quando ele já estiver todo ocupado, tente abraçar uma barra do coletivo para se equilibrar e deixar as mãos livres. Imagina que ele é o mocinho da história, aí fica bem fácil.

Por fim, se o ônibus for o seletivo ou outro com aquelas cortinas na janela, vale fechá-las para evitar que a visão periférica capte os movimentos da rua. Só cuidado para o seu cantinho não ficar escuro e atrapalhar a leitura.

Ufa! Viu como é mais fácil ler livros no ônibus do que você pensava? Agora só falta a Secretaria de Cultura e o Transcol voltarem com a Biblioteca Transcol que está tudo certo! Por favor, Secult e Transcol, nunca pedi nada a vocês! (Mentira, já pedi desconto nas passagens, mas relevem…).

Veja mais

5 dicas de livros para iniciantes

Que tal um passeio pela livraria mais antiga do mundo?

Te convido a vir ler comigo. Vamos?

 

6 Respostas para “Ler livros no ônibus ou no carro faz mal para as vistas?

  1. Olha, quem me falou de descolamento na retina foi o oftalmologista.
    E quem falou em tontura? Eu sinto tonturas hoje em dia com o movimento do ônibus x leitura.
    Mas vou aderir ao audiolivros. Creio que matarei dois coelhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *