5 dicas para ler mais livros em 2021

Eu sei que ler mais livros é uma das metas de muita gente em 2021. Tá certo que provavelmente também foi em 2020, 2019… Mas nunca é tarde para começar! Na nossa vida corrida, o questionamento mais comum é: por que eu vou ler mais livros se eu posso ver a mesma história em um filme? Ou posso assistir a uma série? Ou dormir? Isso somado à falta de tempo, ou ao cansaço ou várias outras razões acaba jogando a leitura para escanteio.

Sim, e verdade que você pode fazer tudo isso, mas dificilmente essas atividades trarão os mesmos benefícios que ler um livro. Ler desperta a sua inteligência, combate o envelhecimento do cérebro, reduz o stresse e ainda te apresenta um mundo novo. Fala sério, quem não quer?

Se até aqui já te ajudei a acender a luzinha aí dentro para despertar seu eu leitor, dá uma olhada nessas dicas que separei para apimentar seu #projetoleitura2021. Vale lembrar que minha intenção aqui não é tornar a leitura uma obrigação nem te lançar numa competição de quem lê mais. Disse outras vezes que a leitura deve ser algo que você faz por prazer.

O que eu pretendo é te desafiar a tornar o livro uma companhia agradável e constante e te ajudar a ver com outros olhos um universo incrível de histórias que está à sua disposição. Mas vamos às dicas, porque é isso que queremos:

Como ler mais livros em 2021

1.Leia 2 ou 3 tipos de livro diferentes ao mesmo tempo

Procure variar a sua leitura entre gêneros para te ajudar a ler pelo menos alguma coisa mesmo quando você não está com vontade de ler aquele outro livro. Por aqui eu gosto de fazer assim: pela manhã eu geralmente tiro uns 15 a 30 minutos para ler um livro de desenvolvimento pessoal ou que me ajuda na minha jornada espiritual, um livro que me faz meditar a respeito de mim, da minha fé e dos meus projetos.

Já à noite, depois que todos foram dormir, eu leio alguma ficção, como romance, distopia, fantasia ou outra coisa que seja agradável, uma história para eu mergulhar em outro mundo. Dá certo!

2.Leia enquanto espera

Hoje adquirimos o hábito de fuçar as redes sociais sempre que temos um tempinho livre. E se em vez de irmos para o Instagram, formos para um livro? Aqueles 10 minutos que você espera na fila do supermercado ou no banco podem valer um capítulo inteiro.

Não estou dizendo que você não deve olhar as redes sociais, eu vejo muita coisa legal e até monto minhas leituras com base nos livros que conheço por lá (aliás, aproveita para me seguir no Instagram, nunca te pedi nada! Mentira, tô aqui agora pedindo para você ler mais, mas abafa o caso!). Meu conselho é só para você não gastar todo seu tempo livre vendo quem tá viajando enquanto você tá no supermercado. E isso nos leva para a próxima dica.

3.Tenha livros por perto

Carregue sempre um livro com você. Nessa hora, um livro digital pode ser uma boa opção, ou livros de bolso, que são menores e mais práticos para carregar na bolsa. Lá no Instagram Livro Maravilha eu fiz um tutorial bem prático sobre como ler no celular. Clica aqui para ver!

4.Estabeleça algumas metas

Eu particularmente não sou daquelas que pretende ler 50 livros no ano ou coisas assim, mas gosto de estabelecer alguns objetivos para me ajudar. Por exemplo: este ano pretendo ler os nove livros da série Bridgerton, da Julia Quinn, a série Corte de Espinhos e Rosas (Acotar), da Sarah J Mass e reler O Senhor dos Anéis.

Defina quantos livros você quer ler no mínimo, isso pode te ajudar a manter o ritmo e ter uma noção do seu panorama de leitor. Aqui no blog deixei uma lista de 10 livros para ler em um dia, você pode começar por lá. São todos muito legais e de leitura fácil. Se você ler pelo menos dois por semana, em dois meses terá lido praticamente 10 livros. Olha que legal!

5.Descubra o que você quer ler

Não caia nessa de que você precisa ler um livro porque todo mundo já leu. Como disse, eu vou ler agora a série Acotar, porque agora fiquei com vontade de ler, e olha que ela é bem famosa há alguns anos já. Você gosta de romance? Ou de ficção científica? Quais filmes você gosta de ver? Esse pode ser um bom ponto de partida para as histórias que vão te interessar.

Se precisar de algumas dicas, tem aqui 5 livros que eu acho bons para iniciantes. Dá uma olhada aqui.

Espero que essas cinco dicas bem práticas te ajudem a ler mais livros este ano. Sabe que pode contar sempre comigo para te ajudar nessa jornada. Vamos ler juntos? E aí, por qual livro você vai começar seu #projetoleitura2021? Deixa aqui nos comentários.

 

 

3 Respostas para “5 dicas para ler mais livros em 2021

  1. Eu tenho o app do Kindle no meu celular. Assim, caso eu esteja na sala de espera do médico ou no banco, posso sempre continuar minha leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *