Você prefere ler dois livros ao mesmo tempo ou um de cada vez? Vem ver os prós e contras

Dos dilemas mais comuns no mundo dos leitores, ler um livro por vez ou ler dois livros ao mesmo tempo (ou até mais) está no top 5. Há quem ache um crime misturar histórias e há quem ache que a vida é curta demais para ler um livro só de cada vez. A verdade é que, como a maior parte das respostas da vida, não há certo e não há errado nessa história. O que vai definir é o que você quer. 

Cientificamente falando, ler dois ou mais livros ao mesmo tempo é um exercício e tanto para o cérebro, já que ele vai se esforçar mais para lembrar de cada história e, para isso, colocar a memória em ação. Se essa é a vantagem, também é a desvantagem, afinal, nem todo mundo tem memória que chegue para lembrar de todos os personagens e enredos.

Particularmente falando, nem sempre foi assim, mas agora eu leio mais de um livro por vez. Para falar a verdade, no momento estou lendo três. Até poderia falar que é para intensificar a memória, mas é por puro motivo de ansiedade mesmo. Antes de trabalhar fora, lia um livro de desenvolvimento pessoal pela manhã e uma ficção à noite, mas agora que o tempo consegue ser ainda mais escasso e me tendo de encaixar a leitura entre trabalho, maternidade, cuidados com a vida, com a casa e todo o resto (e acredite, já cansei só de escrever aqui!), misturo tudo e leio o que deu vontade na hora. 

Aliás, essa é outra vantagem de ler mais do que um livro por vez, porque dá para equilibrar enredos e, se você está achando um chato, não perde o ritmo da leitura ao ler o outro. Também funciona bem quando eu intercalo uma releitura com uma leitura nova, porque assim eu revivo boas aventuras e também diminuo a lista de livros que quero ler.

Veja também: Ansioso, com medo da morte ou solitário? Toma um livro que passa!

Além de alternar os gêneros, outra dica boa é variar no formato ao ler dois livros de vez. Que tal encarar um livro físico e um e-book? Tenho feito assim e gostado bastante. E escolha livros de tamanhos diferentes, já que dois calhamaços, aqueles livros enormes, podem te desanimar duplamente.

Se ler dois livros ao mesmo tempo for algo novo para você, pode ser que o início seja mais difícil, mas com o tempo vai ganhar prática e eu acho que tem muitas chances de gostar. E lembre-se, seja um, seja dois ou até mais, o importante é alimentar o hábito no seu dia a dia. A leitura estimula criatividade, relaxa a mente, ensina, informa, emociona e te apresenta um mundo infinito de possibilidades. Bem, é isso! Ah, te espero lá no Instagram para mais conversas sobre livros, combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *