Duda Reis e Nego do Borel: Narcisismo

Vamos analisar por alguns ângulos e algumas situações atuais, uma delas é a o término da relação de Nego do Borel e Duda Reis. Iremos avaliar pelo ângulo da traição (https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/virginia-pelles/2021/01/15/duda-reis-e-nego-do-borel-a-traicao/), a aparência de ser um relacionamento abusivo (https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/virginia-pelles/2021/01/15/duda-reis-e-nego-do-borel-relacionamento-abusivo/), o fato bem marcante de um aspecto narcisista e o comportamento “agressivo” (pelo que foi relatado por ela).

O aspecto narcisista do Nego do Borel é algo marcante, para afirmar se faz necessário uma análise mais criteriosa, mas vale a pena ressaltar o assunto. Algo tão importante que poucos conhecem e muitos confundem com amor próprio e autocuidado, que é o narcisismo. Muitos narcisistas se acham (de forma metafórica) que o “sol” e o “umbigo” são a mesma coisa, e da mesma forma que a terra gira em torno do sol, eles acreditam que todos que convivem devem viver ao redor da vida deles.

São competitivos em praticamente todos os aspectos da vida, e ainda acreditam ter habilidades que outros não possuem, se colocam como vencedores, mas sem ser o aspecto motivador, e sim de colocar o outro como fracassado. Além disso tem o mau hábito de envergonhar quem discorda dela, e nesses momentos chega expor sua ira.

Muitas vezes também gosta de ser a “estrela” do momento, grande parte dos narcisistas são bem-sucedidos e todos que o conhecem o admiram, mas apenas pessoas do convívio familiar e diário realmente o conhecem e sabem o quanto é desafiador a convivência. Pois a distorção da verdade, ou mesmo a “mentirinha” contada, transfere a culpa para pessoas próximas, em certos momentos inventam desculpas para cobrir os próprios erros, ignoram todos que falam sobre a sua personalidade, e sempre ficam contra ou mesmo se afastam de todos que vão de encontro com a imagem que construiu.

Esse tipo de comportamento fica mais evidente quando se fala das conquistas, muitas vezes humilhando quem está próximo ou ajudou, outras ocasiões dão para perceber por conta do exagero, da vaidade, arrogância e certa soberba. Um fato marcante do narcisista é que quase sempre ele consegue tudo o que quer e do jeito que quer por vencer a todos pela insistência, o famoso “vencer pelo cansaço”.

São características comuns a muitas pessoas e esse diagnóstico requer muito mais elementos para ser finalizado como um transtorno narcisista, mas raramente eles chegam ao consultório sozinhos e não existe remédio para tratar esse tipo de comportamento narcisista, sempre é por indicação de quem convive, por isso é importante aconselhar quem você conhece com um perfil parecido com o descrito acima a procura uma ajuda profissional e iniciar uma terapia, pois só assim irá melhorar o seu convívio social.

Sempre tem novidades por aqui, pelo @virginia.pelles e no Canal no YouTube Virginia Pelles. E para maiores informações, eis me aqui, Virginia Pelles https://www.virginiapelles.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *