Como praticar o autocuidado?

Confira essas dicas para estabelecer uma rotina mais saudável para sua vida como um todo!

Segundo a OMS, existem 7 pilares que sustentam esse conceito de autocuidado e que você pode inserir em sua rotina. E logo abaixo, nós listamos mais alguns (e dicas!) que consideramos base para uma vida com qualidade e equilíbrio também.

Pilares do autocuidado (OMS):

  1. Informe-se sobre saúde

Busque informações confiáveis com profissionais, referências sérias e responsáveis e tenha conhecimento sobre como fazer as melhores escolhas e decisões para a sua saúde, tanto mental e emocional quanto física.

  1. Conheça a si mesmo

Tenha consciência do seu corpo e conheça os sinais que ele dá. Aqui também vale ressaltar que isso serve para os sinais físicos, mentais e emocionais e tudo o que o compõe.

  1. Faça atividades físicas

Colocar o corpo em movimento é essencial para manter o equilíbrio e prevenir doenças. Sem contar que aumenta a liberação de hormônios que causam a sensação de bem-estar e felicidade.

  1. Tenha uma alimentação saudável

As vitaminas, os minerais e grande parte dos nutrientes que precisamos para o bom funcionamento do nosso corpo vêm dos alimentos que ingerimos. Portanto, saber o que, para que, quanto e como você come é um ato de autocuidado que influencia diretamente na sua qualidade de vida.

  1. Evite riscos para a saúde

Evite – ou elimine – hábitos nocivos à saúde, como o consumo excessivo de álcool, cigarro, alimentos industrializados e muito processados.

  1. Tenha hábitos de higiene

Isso parece óbvio, mas é importante lembrar que cuidar da sua higiene pessoal é capaz de prevenir doenças. Além disso, um banho por exemplo, pode ser um ótimo momento para relaxar, refletir e se cuidar. Escovar os dentes pode se tornar um momento de meditação ativa… e por aí vai.

  1. Use medicamentos de forma responsável

Eu vejo muita gente se automedicando sem conhecimento das consequências que os remédios podem trazer. É importante ter consciência daquilo que estamos utilizando, pois existem diversos efeitos adversos e desequilíbrios causados pelas substâncias ativas dos medicamentos que podem comprometer a sua saúde geral.

Atitudes extras de autocuidado que você pode (facilmente) praticar

Além dessas práticas dos pilares acima, você também pode incluir práticas simples de autocuidado que farão toda a diferença, como:

Ter um hobby

Faça coisas que lhe dão prazer – e que não sejam apenas deitar no sofá e ver TV por horas. Descubra atividades que realmente o completem, que o façam sentir que o tempo passa mais rápido de tão prazerosas.

Ter uma vida social

Mais uma vez, estar rodeado das pessoas que amamos e que nos fazem bem pode não só nos ajudar a tirar a carga do dia a dia, mas também desperta nosso sentido e necessidade de conexão, que é natural a todo ser humano. Sentir que somos amados e apoiados libera hormônios e substâncias que trazem sensação de felicidade.

Rir

Uma boa gargalhada pode ser terapêutica (por também liberar as “químicas” da felicidade), e reconectá-lo com coisas boas que existem em você. Portanto, não importa o meio – divirta-se e ria bastante!

Mimar-se

Permita-se momentos e experiências especiais (viajar, uma massagem, shiatsu, terapia), e até “coisas” que o façam sentir-se valorizado por si mesmo. Simplesmente por que você se sente merecedor de ter, ser e fazer o melhor.

Fazer gestão do seu tempo e energia no trabalho

Fazer planejamentos, estratégias e gerir suas atividades profissionais é muito importante para aliviar as cobranças (externas e de si mesmo) e minimizar o estresse e ansiedade cada vez mais comuns em nossas vidas.

E por último, buscar e praticar o autoconhecimento

Conheça as suas emoções, seus condicionamentos, suas habilidades e qualidades, conecte-se com os seus propósitos e sonhos, e se preciso, peça ajuda! Esse caminho é muito mais fácil quando compartilhamos.

Tudo isso faz com que você não perca o equilíbrio diante dos desafios e viver uma vida que tenha um porquê acordar todos os dias.

Cuidar-se é um ato de amor com a pessoa mais importante da sua vida: você!

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