PROTEJA-SE FAZENDO ATIVIDADE FÍSICA

No mês de outubro é marcado por uma das campanhas mais sublimes do ano onde vários locais, de Vitória-ES, pintam-se de rosa. A campa do Outubro Rosa dá destaque a prevenção ao câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), dos tipos de câncer que afetam as mulheres no Brasil, 30% são na região da mama. De acordo com os mesmos especialistas do INCA, os tumores são células que crescem de forma rápida e desordenada sem apresentar uma característica padrão. São considerados como câncer os que apresentam risco a saúde do organismo como um todo, devido a sua capacidade de se espalhar.

Além da prevenção do auto exame, toque na mama, existem algumas maneiras para não ser acometido pelo câncer. Atividade física e alimentação saudável são algumas das opções que fazem total diferença para se manter distante de tudo isso.

 

Como a atividade física pode fazer diferença?

Como já vimos aqui no blog os benefícios da atividade física tanto para o copo como para a mente. Devemos lembrar que o excesso da gordura faz com que o organismo entra em estado inflamatório crônico, favorecendo a multiplicação celular, dessa forma aparição das mutações e do câncer.

O papel da atividade física é tão importante quanto os exames de prevenção, em relação a diminuição de gordura corporal. A prática regular de exercícios fisico e alimentação saudável, melhoram as funções do organismos, favorecendo o sistema imunológico, funções essas que auto regulam de forma autônoma e eficiente sobre qualquer desequilibro que aconteça com o corpo, até mesmo a hormonal.

Carlos que para quem já está em tratamento, a atividade física ainda pode ajudar?

A reposta é sim. Pacientes em fase de quimioterapia costumam sofrer com perda de peso, consequentemente a perda da massa muscular de forma significativa e a melhor opção de reverter essa situação é praticando atividade física regular.

E lembre-se sempre: é importante consultar profissionais da saúde capacitados antes de qualquer tomada de decisão, como médicos, profissionais de educação física e nutricionistas, assim estará seguro para realizar qualquer atividade.

Então é isso pessoal, até a próxima e… tchau!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *