5 PASSOS EM COMO RETOMAR A ROTINA SAUDÁVEL APÓS AS FESTAS DE FIM DE ANO

Isso também acontece com você?

Ano novo, vida nova, dieta nova! Todos os anos a mesma história se repete, quer você seja um praticante assiduo de exercícios, ou não. Depois do período de festas e com a virada do ano, surge aquela famosa promessa de mudar os hábitos (caso você seja sedentário) ou se dedicar ainda mais ao estilo de vida saudável (se você já é adepto a uma rotina de alimentação controlada e exercícios regulares). No entanto, nem sempre é fácil retomar os treinos ou a dieta após desfrutar de alguns dias de descanso e guloseimas tentadoras.

Ontem foi a 1ª segunda-feira do ano, dia de organizar a agenda, agora? Antes de retomar de cabeça em dietas malucas ou rotinas de exercícios exaustivas, é melhor revisar as sua condições físicas atuais com médicos, nutricionistas e personal trainers. Restrições alimentares drásticas e exageros na academia podem prejudicar a sua saúde, baixando a sua imunidade e podendo causar, também, lesões físicas e atrapalhar o inicio ou a volta da sua rotina saudável.

Bom, a pergunta é: Como retomar o ritmo de treino e alimentação saudável de forma segura? Papel e caneta na mão que vamos pontuar 5 passos que podem te ajudar.

1 – Aumente o consumo de líquidos, o ideal é tomar cerca de 2 a 3 litros de água ao dia.

O aumento do ingestão de água auxilia no fluxo de fluídos corporais ajudando a excressão de substâncias do organismo. São ótimos desintoxicantes e diuréticos. Ajudarão a restabelecer um pouco mais rápido o ambiente comum de seu corpo.

2 – Não exagere nas cargas caso esteja parado.

Um grande erro que pode ocasionar lesões sérias é voltar com a mesma carga e intensidade de quando havia parado. Seja coerente e mantenha em torno de uma semana de readaptação, para estimular melhor o sistema neuromotor, as articulações, ligamentos, tendões e músculos.

3 – Procure manter o trabalho aeróbio.

Para readquirir um pouco de capacidade cardiovascular, é interessante manter um trabalho aeróbio moderado em torno de 3X por semana. Isso também ajudará na melhora do fluxo sanguíneo diminuindo alguns inchaços pelo corpo.

4 – Volte com a alimentação saudável o mais rápido possível.

Acostumado a comer besteiras? Vá retirando-as aos poucos. Não choque totalmente a si mesmo tirando tudo de uma vez, pois isso pode gerar um efeito totalmente reverso e causar mais stress ainda.

5 – Respeite os limites do seu corpo.

Não é complicado voltar a fazer exercício físico, você só precisa estar consciente de que deve ir devagar. Com uma semana de atividade você já vai conseguir pegar o ritmo e então pode pegar pesado como fazia.

Conclusão, está tudo bem pegar umas férias do treino, para muitas pessoas isso é necessário, não se sinta culpado. O importante é que seja temporário e você volte em breve para os exercícios.

Estas são dicas básicas que ajudarão você a retomar a rotina sadável com segurança. 

Então é isso pessoal, até a próxima e… tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *