Geral

Bulgária diz que busca exceção no embargo da UE ao petróleo da Rússia

Bulgária diz que busca exceção no embargo da UE ao petróleo da Rússia Bulgária diz que busca exceção no embargo da UE ao petróleo da Rússia Bulgária diz que busca exceção no embargo da UE ao petróleo da Rússia Bulgária diz que busca exceção no embargo da UE ao petróleo da Rússia

Antecipando-se a um embargo da União Europeia (UE) ao petróleo da Rússia, a Bulgária afirma que está buscando uma exceção para o país, diante de sua dependência dos embarques russos. A única refinaria de petróleo búlgara fica perto do porto de Burgas, no Mar Negro, e é propriedade da gigante russa Lukoil, maior fornecedora de combustível para o país.

O vice-premiê búlgaro Assen Vassilev disse a repórteres que a refinaria já processa até 50% de petróleo que não é da Rússia e, em tese, poderia ser capaz de eliminar totalmente o óleo russo. “A Bulgária, do ponto de vista tecnológico, pode ficar sem o petróleo russo, mas isso iria elevar de modo significativo os preço do combustível”, afirmou Vassilev. Segundo ele, se a Comissão Europeia avaliar algumas exceções, a Bulgária gostaria de obter uma, para proteger os consumidores búlgaros.

A Eslováquia e a Hungria também já solicitaram exceções do tipo. Na semana passada, a Rússia interrompeu entregas de gás à Bulgária, em resposta à recusa do país em pagar em rublos, com o argumento de que isso viola os contratos existentes.

Luxemburgo

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, afirmou nesta quinta-feira que a UE deve avaliar cuidadosamente o embargo às importações de petróleo e gás da Rússia, uma vez que alguns países não têm alternativa para a oferta de energia.

Após encontro com o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, Bettel disse que “apenas dizer não ao gás hoje, quando sabemos que alguns países não terão alternativa amanhã, é algo que devemos colocar na balança.”

O primordial neste momento é manter a solidariedade da UE e que todos os 27 membros encontrem maneiras de se tornarem autossuficientes em energia e menos dependentes de países terceiros, defendeu Bettel. Ele destacou que uma opção é a energia solar, referindo-se ao potencial da nação insular do Mediterrâneo Oriental de gerar muito mais do que Luxemburgo.

Anastasiades disse que a guerra na Ucrânia redirecionou a atenção para as reservas de gás natural descobertas e potenciais encontradas nas águas do leste do Mediterrâneo ao largo de Chipre e em outros lugares como uma fonte alternativa de energia para a Europa. Fonte: Associated Press.