Geral

Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro

Ao todo, serão instaladas 50 câmeras, sendo 40 comuns e 10 com identificador de placa de carro. A instalação dos equipamentos dobrará a quantidade que está em funcionamento hoje na cidade

Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro
Cachoeiro terá câmeras de segurança com identificador da placa de carro

A partir do próximo ano, Cachoeiro terá o dobro de câmeras para o videomonitoramento nas ruas. Serão adquiridas pela prefeitura mais 40 câmeras comuns, o que dobrará a quantidade em funcionamento hoje, além da compra de outras 10, com sistema Optical Character Recognition (OCR), que permite a identificação do número na placa dos veículos filmados.

A expectativa é de que a instalação das primeiras novas câmeras ocorra no próximo semestre. “As novas medidas da prefeitura preparam a estrutura do trabalho para que isso se reflita na melhoria na prestação do serviço ao cidadão. Com essa expansão, a segurança pública municipal aumenta sua capacidade de vigiar melhor a cidade”, destaca secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Junior.

Nesta semana, o secretário visitou outras cidades no sul do estado para conhecer mais detalhes sobre o videomonitoramento nessas regiões, como: Marataízes, onde o trabalho de instalação de câmeras está previsto para ficar pronto em 30 dias. Há projeto já implementado em Itapemirim, e o sistema foi apresentado pela equipe da prefeitura. Cachoeiro pretende avaliar as referências na otimização dos trabalhos em sua própria rede.

Frota própria

Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) terá frota própria de viaturas. As oito viaturas utilizadas atualmente são locadas. Todas elas serão substituídas, e haverá acréscimo de outras duas. A previsão é de que os novos veículos já estejam nas ruas da cidade até o fim deste mês.

As dez viaturas adquiridas têm a vantagem de um item muito importante para a segurança: o cofre na parte traseira, que impede o contato entre a pessoa detida e demais ocupantes, como a testemunha, o guarda municipal e a vítima.