Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Após o encerramento da greve, o calendário acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo foi reformulado. A proposta aprovada para a finalização das atividades de 2024 deve durar até março de 2025. 

Também entre as novidades do novo calendário, há possibilidade de cancelamento de disciplinas e não exigência de frequência dos estudantes do curso de graduação. As aulas na universidade foram retomadas na última segunda-feira (08).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Conforme informou a administração da universidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou a reformulação do calendário acadêmico de 2024, necessária após o período de greve realizada pelos servidores docentes e técnicos-administrativos. 

O término do período letivo vai ocorrer em 1º de outubro e a semana de provas finais de 2 a 8 de outubro. O recesso acadêmico ocorrerá de 9 a 20 de outubro.

O reajuste de matrícula, com a possibilidade de nova oferta de disciplinas pelos departamentos, e matrícula ou cancelamento de disciplinas pelos estudantes, acontecerá no período de 8 a 25 de julho.

Excepcionalmente, será aberto um período de cancelamento de disciplinas nos dias 23 e 24 de setembro. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, esse período de cancelamento de disciplinas favorece os alunos que não foram dispensados durante a greve.

“Essa medida visa favorecer estudantes que não tenham sido dispensados de determinadas disciplinas durante a greve, mas que não puderam frequentá-las regularmente. Dessa forma, ele pode decidir começar a frequentar a partir do dia oito de julho e, caso ocorra algum problema, ele terá a possibilidade de cancelar, sem ser prejudicado com a redução do coeficiente”, explicou.

Outra medida, adotada em caráter excepcional em relação ao primeiro semestre de 2024, será a não exigência de frequência dos estudantes às aulas dos cursos de graduação.

LEIA TAMBÉM: Como estão os quase 200 cachorros resgatados de canil clandestino em Viana

Segundo semestre acontecerá de outubro de 2024 a março de 2025

O segundo semestre letivo de 2024 (2024/2) terá início no dia 21 de outubro e prosseguirá até 25 de março de 2025, com um período de recesso acadêmico e férias docentes entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025.

O período de provas finais do semestre será de 26 de março a 1º de abril de 2025.

A resolução que regulamenta a reformulação do calendário acadêmico será publicada nesta sexta-feira (05), no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS).

LEIA TAMBÉM: “Quebrei o teto do avião com as costas”, diz passageiro ferido por forte turbulência

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.