Geral

Cameron convoca reunião após decapitação de britânico

Cameron convoca reunião após decapitação de britânico Cameron convoca reunião após decapitação de britânico Cameron convoca reunião após decapitação de britânico Cameron convoca reunião após decapitação de britânico

Londres – O primeiro-ministro David Cameron está convocando chefes militares e de segurança para uma reunião de emergência neste domingo, em resposta à morte de um refém britânico e à ameaça contra um outro.

A reunião ocorre após extremistas islâmicos divulgarem um vídeo mostrando a

decapitação do funcionário de uma agência humanitária David Haines e ameaçando de morte um outro britânico, Alan Henning, se as forças do Reino Unido não pararem a agressão contra o grupo militante.

O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha informou que não viu qualquer razão para duvidar da autenticidade do vídeo. Extremistas do grupo Estado Islâmico tinham ameaçado a vida de Haines em um vídeo divulgado há quase duas semanas.

O homem mascarado mostrado no último vídeo, que termina com cenas do corpo de Haines, é semelhante ao homem dos vídeos das decapitações anteriores. Ele fala com sotaque britânico e – como nos dois vídeos anteriores – ameaça o refém com uma faca. O vídeo mostra Cameron condenando o grupo Estado Islâmico. O homem com a faca, em seguida, critica o apoio da Grã-Bretanha à ação americana contra o grupo e diz que o prisioneiro deve pagar com sua vida.

Haines é o terceiro ocidental decapitado nas últimas semanas pelo grupo extremista, que tomou vastas áreas dos territórios da Síria e do Iraque. Os dois primeiros eram jornalistas norte-americanos.

A família de Haines tinha feito um apelo, um dia antes do vídeo ser publicado, pedindo que os sequestradores entrassem em contato. A família afirmou que o grupo ignorou as tentativas anteriores para abrir diálogo.

Autoridades britânicas disseram que estavam fazendo todo o possível para proteger

Haines. Uma tentativa de resgate liderada por forças norte-americanas falhou, e

não está claro se as agências ocidentais sabiam a localização precisa dos sequestradores.

Haines foi capturado na Síria, em março do ano passado, quando estava trabalhando para o grupo humanitário francês Agência para Cooperação Técnica e Desenvolvimento (Acted), para ajudar vítimas dos combates na região. Fonte: Associated Press