Geral

Cantareira continua subindo mesmo sem registrar chuva

Cantareira continua subindo mesmo sem registrar chuva Cantareira continua subindo mesmo sem registrar chuva Cantareira continua subindo mesmo sem registrar chuva Cantareira continua subindo mesmo sem registrar chuva

São Paulo – Nas últimas 48 horas, apesar de praticamente não ter chovido nos principais mananciais que abastecem a Grande São Paulo, os índices de armazenamento se mantiveram estáveis ou melhoraram, de acordo com relatório divulgado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), nesta sexta-feira, 18. O destaque continua para o Cantareira, que subiu 0,2 ponto porcentual, passando de 62,7% para 62,9%, na sua 32ª alta consecutiva. O índice considera o volume morto como volume útil do sistema.

Os outros dois principais sistemas que abastecem a região metropolitana, o Guarapiranga e o Tietê, se mantiveram estáveis, com 87,6% e 43,3%, respectivamente. Sem considerar o volume morto, o Cantareira, responsável pelo abastecimento de 5,2 milhões de pessoas, também teve alta de 0,2 ponto porcentual, chegando a 33,6%.

O único reservatório que registrou chuva foi o Rio Claro, com pluviometria de 5,2 milímetros nas últimas 24 horas. Ele passou de 100,1% para 100,3% de sua capacidade. O Cantareira registrou apenas 1,1 milímetro de chuva nos últimos 5 dias, acumulando 154,3 milímetros. A média histórica do mês do março, considerado o último do período chuvoso, é de 178 milímetros.

Outros mananciais

Os outros dois sistemas que abastecem a Grande São Paulo, o Alto Cotia e o Rio Grande, registraram baixa nos seus índices nas últimas 24 horas. O primeiro passou de 97% para 96,8%, e o segundo, de 101,4% para 101,1%.