Geral

Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios

Este já é o maior incêndio da história da cidade da Califórnia e o maior registrado próximo a uma área urbana nos Estados Unidos

Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios Capixaba que vive nos EUA relata drama com incêndios
Foto: Reprodução TV Vitória

Enquanto os municípios do Espírito Santo sofrem com as chuvas intensas que atingem a região, capixabas que vivem em Los Angeles, nos Estados Unidos, enfrentam o maior incêndio urbano já registrado na região.

Embora seja inverno no país, as temperaturas registradas este ano estão acima da média. Los Angeles, que já é uma região seca e com pouca chuva, enfrentou uma combinação de tempo seco, ventos de até 160 km/h e frio menos intenso, fatores que contribuíram para a propagação rápida das chamas.

LEIA TAMBÉM: 

>> Chuva no ES já deixa mais de mil pessoas fora de casa

>> Linhares registra 112 milímetros de chuva em 6 horas e Rio Doce chega perto de 4 metros

>> Campanha vai arrecadar doações em Vitória para vítimas da chuva

Este já é o maior incêndio da história da cidade da Califórnia e o maior registrado próximo a uma área urbana nos EUA. 

A capixaba Ariane Vieira, que vive há seis anos nos Estados Unidos e há dois em Los Angeles, contou que a cidade amanheceu paralisada, com o impacto visível em todos os cantos. 

Foi tudo muito rápido. Em cerca de 20 minutos, o incêndio já é visto longe. Hoje parece que é feriado. Várias lojas estão fechadas, correios fechados“, contou. 

Até o final da tarde, as autoridades registraram cerca de 15 mil imóveis afetados, sendo 1.900 completamente destruídos. 

Mais de 130 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas, e cinco mortes foram confirmadas. Embora more em uma área fora de perigo, Ariane afirmou que a situação está longe da normalidade.

Especialistas atribuem a eventos como este às mudanças climáticas, que têm intensificado fenômenos extremos. Segundo o ambientalista Fernando Schettino, o aumento da frequência e gravidade de desastres naturais como este é um reflexo direto do aquecimento global.

Na Califórnia, um período antes dessa seca, teve muita chuva. Com isso, cresceu muito as matas, capim, que agora viram combustível para os incêndios“, explicou.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.