Geral

Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro

Ademir Machado ficou cerca de 20 dias internado, aguardando a cirurgia, que agora não tem data para ser realizada

Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro Capixaba tem cirurgia cancelada por falta de sangue em hemocentro
Foto: Agência Brasil

Um homem teve sua cirurgia cancelada por falta de sangue no estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). Com duas pontes de safena, Ademir Machado está com uma dessas veias 80% entupida e a outra 90%. 

Após cerca de 20 dias internado no Hospital Evangélico de Vila Velha, o capixaba teve sua cirurgia agendada para o dia 29 de novembro. Contudo, a operação foi cancelada enquanto o paciente estava internado aguardando para ser atendido. Até então, a cirurgia não tem data para ser realizada.

Por meio de nota, o Hemoes informou que o paciente está internado em um hospital filantrópico, que não faz parte da rede estadual e que é abastecido por outro hemocentro. Além disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia ressaltou que é responsável por abastecer todos os hospitais da rede estadual e depende da doação voluntária de sangue da população.

Já a assessoria do Hospital Evangélico de Vila Velha explicou que, quando ocorre o cancelamento de qualquer cirurgia, eles devem esperar a autorização da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) para remarcar a operação novamente. Por isso, segundo a unidade de saúde, a cirurgia ainda não tem data para acontecer. 

Ainda segundo o hospital, eles possuem um banco de sangue particular – fornecido pela Hemoclínica – que está com o estoque regular. Contudo, de acordo com a unidade de saúde, o sangue do paciente em questão é muito raro e, por esta razão, a operação foi cancelada. 

Voluntários

Com o objetivo de incentivar doações e evitar situações como a vivida por Ademir, um grupo de voluntários de Cariacica realizará uma ação de conscientização e coleta de sangue, em parceira com o Hemocentro do Espírito Santo, na próxima sexta-feira (14). O ônibus do Hemoes estará no estacionamento do Shopping Moxuara para a realização da atividade.

O pastor Rômulo Barcellos é um dos responsáveis pela ação e organiza um grupo com fiéis, agentes de saúde, doadores e pacientes que precisam de sangue. “Amar e ajudar o próximo é um reflexo do amor de Deus por nós. A fé em Jesus nos move a cuidar e amar o outro. Jesus nos amou, por isso amamos o próximo. Simples assim”, explica Rômulo.

Doação de sangue

Entre os requisitos para ser um doador de sangue, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar, no mínimo, 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto, emitido por um órgão oficial. 

Para os homens, a frequência máxima é de quatro doações anuais, com um intervalo de dois meses entre elas, enquanto para as mulheres, o intervalo deve ser de, no mínimo, três meses e é indicado que sejam feitas três doações por ano. Lembrando que a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas.

Ônibus do Hemoes

Data: 14 de dezembro, das 9h às 16h30.

Local: estacionamento do Shopping Moxuara (avenida Mário Gurgel, 5353 – São Francisco, Cariacica).

Mais informações: (27) 3422-2600