Geral

Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo

A previsão inicial era de que esses materiais chegassem há quase um mês, mas o lote foi desviado e um novo pedido precisou ser feito

Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo Carga com 50 mil testes vindos da China chega ao Laboratório Central do Espírito Santo
Foto: Divulgação/ Twitter

Após muita espera, a carga com mais de 50 mil testes para covid-19, comprados pelo Espírito Santo na China, finalmente chegou ao Laboratório Central do Estado (Lacen-ES). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, com a chegada da nova carga, o laboratório conta com mais de 90 mil testes disponíveis.

Em uma publicação no Twitter, o governador Renato Casagrande comemorou a chegada dos materiais que foram entregues nesta segunda-feira (04).

A previsão inicial era de que o lote chegasse ao Espírito Santo há quase um mês, mas a carga foi desviada e um novo pedido precisou ser feito pelo Governo do Estado, o que atrasou a logística.

De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o governo capixaba contou com o apoio de uma empresa, que realizou o traslado para a elaboração de uma nova rota para retirada da carga do país de origem. “Executamos uma rota nova para que evitássemos quaisquer espécies de confisco devido à importância do material diante do cenário mundial”, disse.

Inquérito sorológico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dará início neste mês aos testes rápidos, que serão realizados para o Inquérito Sorológico da covid-19 no Espírito Santo. O estudo vai ajudar o governo estadual a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus. “Vai ser uma fotografia mais pormenorizada da presença do vírus no Estado do Espírito Santo”, frisou Casagrande em entrevista coletiva realizada no mês passado.

Segundo a Sesa, o inquérito será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma delas. Para cada etapa serão testadas cerca de 8 mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes em 27 municípios selecionados.