Geral

China acusa EUA de transformarem Taiwan em 'barril de pólvora' com vendas militares

China acusa EUA de transformarem Taiwan em ‘barril de pólvora’ com vendas militares China acusa EUA de transformarem Taiwan em ‘barril de pólvora’ com vendas militares China acusa EUA de transformarem Taiwan em ‘barril de pólvora’ com vendas militares China acusa EUA de transformarem Taiwan em ‘barril de pólvora’ com vendas militares

O Ministério da Defesa da China acusou os Estados Unidos de transformarem Taiwan em um “barril de pólvora” com suas últimas vendas de US$ 440 milhões em equipamentos militares para a democracia autônoma da ilha.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de munição de 30 mm e equipamentos relacionados, juntamente com peças de reposição para veículos de Taiwan, além de armas pequenas, sistemas de armas de combate e itens de apoio logístico. A China reivindica Taiwan como seu próprio território, a ser conquistado pela força se necessário, e Tan disse que “representações severas” foram apresentadas aos EUA.

Os EUA mantêm como política não reconhecer a independência formal de Taiwan e não têm relações diplomáticas formais com a ilha em deferência a Pequim. No entanto, a lei dos EUA exige uma defesa confiável para Taiwan e para os EUA tratarem todas as ameaças para a ilha como assuntos de “grave preocupação”.

No anúncio da venda, o Departamento de Estado disse que “atende aos interesses nacionais, econômicos e de segurança dos EUA, apoiando os esforços contínuos do destinatário para modernizar suas forças armadas e manter uma capacidade defensiva confiável”. A China se opõe a qualquer troca no nível oficial entre Taiwan e outros governos.