Geral

Chuva dá trégua e Vila Velha comemora com desfile seus 482 anos

Na última terça-feira (23), a cidade de vila Velha, berço da colonização do Espírito Santo, comemorou 482 anos com desfiles e muita festa

Esta terça-feira, 23, foi dia de celebrar o aniversário e Vila Velha e a Colonização do Solo Espírito-santense. A cidade completou 482 anos de história e cultura com direito ao tradicional desfile cívico-militar no Parque da Prainha. 

Durante a celebração, o governador em exercício, Cesar Colnago, e o prefeito Max Filho assinaram o decreto de transferência simbólica da capital Vitória para Vila Velha, como acontece todo ano.

Logo na abertura do evento, o corredor Thiago Rhopper, do clube dos Desbravadores “Defensores da Natureza”, do bairro Aribiri, conduziu a tocha com o fogo simbólico até a pira olímpica, onde foi recepcionado pelo governador em exercício e o prefeito municipal, que, em seguida, hastearam as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e Vila Velha ao som do hino nacional. Também foram realizadas as condecorações da entrega da comenda “Vasco Fernandes Coutinho” para algumas autoridades e militares.

Alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), do 38º Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro, da Policia Militar, incluindo a banda Junior da PM, participaram da abertura do desfile. 

Também fizeram parte da celebração o Corpo de Bombeiros com sua viatura de resgate e combate a incêndio, Grupo de Operações Táticas (GOT) da Policia Civil do Espírito Santo, inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), Guarda Municipal de Vila Velha, que foi bastante aplaudida pelo público presente, grupo de escoteiro” Barão de Tefé”, Ordem Demoley, clubes de desbravadores de Vila Velha e bandas de fanfarra de algumas escolas do município.

O desfile contou com a participação de 12 escolas da rede municipal de ensino de Vila Velha, cerca de 1,7 mil alunos.

População aprova

As chuvas dos últimos dias deram uma trégua nesta terça-feira, 23, e a população pôde prestigiar o desfile cívico-militar realizado logo pela manhã em comemoração ao aniversário de 482 anos de Vila Velha. Quem esteve presente aprovou os festejos. O evento contou com público de cerca de 2 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar.

Muitas famílias e mesmo pessoas de outras regiões do Estado acordaram cedo, nesta terça-feira, para acompanhar a comemoração. “Esse evento é muito importante para a cidade. Por causa de momentos como esse, conhecemos a história do município e valorizamos onde moramos e trabalhamos. Gostei muito do desfile”, afirmou a agente de defesa civil, Tatiana Molinari de Oliveira, que foi ao evento acompanhada dos filhos, os estudantes João Victor e Luiz Felipe.

Havia muitas pessoas assistindo as celebrações na Rua Antonio Ataíde e também nas arquibancadas montadas na Avenida Antonio Ferreira de Queirós na Prainha. 

Após o desfile militar, escolas municipais de ensino fundamental e unidades municipais de ensino infantil (Umeis), desfilaram contando um pouco da história e cultura do município. Cada uma delas acompanhadas por uma banda marcial escolar.

Alunos dão show à parte

Um time de 1.700 estudantes da rede municipal participaram do desfile de celebração dos 482 anos de Vila Velha. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a apresentação  escolar contou com a participação de 12 unidades de ensino fundamental e três de ensino infantil.

Sete alas representaram a história da cidade, destacando a variedade étnica, cultural, econômica, turística e gastronômica, acompanhadas de bandas marciais escolares. Alunos da Umef Pedro Herkenhoff, em Cobilândia, por exemplo, produziram máquinas fotográficas em EVA e camisas com pontos turísticos de Vila Velha.

O secretário municipal de Educação, Roberto Beling, falou sobre a importância do desfile e da participação dos estudantes. “Para as crianças, é uma oportunidade de conhecer e se orgulhar de nossa cidade; nossa história e potencialidades são retratadas dentro da sala de aula. As famílias e a comunidade escolar participam e essa interação só agrega bons valores para todos”, destacou.

O trabalho foi bastante elogiado pela população. “Gosto de ver o desfile e acho muito importante a participação das crianças. Eles aprendem a exercer a cidadania. Trouxe meus sobrinhos para assistir”, disse a vendedora Emanuele Bezerra, moradora do Centro.

O aposentado Adelson Machado saiu de Ataíde com a família para assistir ao desfile e disse sempre acompanhar as comemorações do dia 23 de maio. “Não perco, faça chuva, faça sol. É tudo bem organizado. Acho lindas as bandas”.

A organização do desfile contou com a participação de 75 monitores e mais de 300 profissionais da educação. 

Na cidade canela-verde, a maioria dos estabelecimentos comerciais não funcionou nesta terça-feira. No Estado, foi decretado ponto facultativo pelo governo, assim como pelas prefeituras de Vitória e Viana. Vila Velha é transformada em Capital do Espírito Santo durante o feriado, uma comemoração simbólica.

Equipe de apoio

Atuaram durante o desfile 65 integrantes da Guarda Municipal; 25 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e 138 profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação (Semed).