Continua em 68 o número de pessoas fora de casa no Espírito Santo por conta da chuva que atinge o Espírito Santo desde a última terça-feira (01). Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (04), uma pessoa ficou desabrigada e outras 67 desalojadas.
Bom Jesus do Norte é o município com o maior número de pessoas que precisaram sair de casa. Ao todo, são 38 pessoas desalojadas e uma desabrigada. Em Mimoso do Sul, são 25 pessoas desalojadas. Em Itapemirim, são três; e em Muqui, uma.
De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, nesta quinta, o Rio Itabapoana, que corta o município de Bom Jesus do Norte, ultrapassou a cota de transbordo de 2,10m e chegou a 3,05m. Ruas ficaram alagadas. Cenário semelhante é visto em Apiacá.
Em Vila Valério, a Escola do Córrego Tesouro ficou destelhada com a força dos ventos e com a chuva. Um muro caiu na região do Córrego da Serra, em Nova Venécia.
Na quarta-feira (02), duas casas foram interditadas no bairro Namitalla Ayub, em Itapemirim. No entanto, segundo a Defesa Civil Estadual, as famílias se recusaram a deixar as residências. Na terça-feira (01), uma pessoa ficou ferida após um deslizamento de terra derrubar uma parede.
Também ocorreu deslizamento de terra em Muqui. Uma encosta cedeu no fundo de uma casa de dois andares e uma idosa precisou sair e ir para a casa de uma irmã.
Em Mimoso do Sul, foram registrados queda de muros em dois pontos. Um bloco rochoso que ficava próximo a um imóvel também precisou ser removido para garantir a segurança dos moradores.
Municípios com risco de deslizamento e alagamentos
No total, 16 cidades estão com alerta moderado para o risco de deslizamento e inundação, sendo três delas na Grande Vitória. Veja a lista completa:
Água Doce do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
São José do Calçado
Bom Jesus do Norte
Muqui
Atílio Vivacqua
Mimoso do Sul
Serra
Anchieta
Colatina
Cariacica
Vila Velha
Guarapari
Santa Maria de Jetibá
Marilândia
Vila Pavão
Saiba quais foram os municípios do ES onde mais choveu nas últimas 24h
MARILÂNDIA – 77.4
SÃO DOMINGOS DO NORTE – 60.93
COLATINA – 55.26
SANTA MARIA DE JETIBÁ – 50.42
GOVERNADOR LINDENBERG – 42.42
LARANJA DA TERRA – 40.17
MANTENÓPOLIS – 40.14
SERRA – 34.26
ARACRUZ – 30.86
RIO BANANAL – 27.4
FUNDÃO – 26.51
BREJETUBA – 26.2
ITAGUAÇU – 26.07
IBITIRAMA – 25.2
VILA VELHA – 24.23