Geral

Chuva pode reduzir espuma no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus

Chuva pode reduzir espuma no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus Chuva pode reduzir espuma no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus Chuva pode reduzir espuma no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus Chuva pode reduzir espuma no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus

Sorocaba – Só as chuvas podem resolver de imediato o problema da intensa formação de espumas no Rio Tietê, no trecho de corredeiras ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Salto, informou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Nos últimos dias, além de cobrir toda a extensão do rio na área urbana, a espuma branca invadiu ruas, pontes e casas em Pirapora do Bom Jesus, assustando os moradores. Nesta quarta-feira, 24, chovia fraco na cidade e a quantidade de espuma era menor.

Conforme a agência, o fenômeno está diretamente relacionado à presença de detergentes no esgoto doméstico lançado sem tratamento no rio. Como o Tietê vem apresentando pouca vazão, consequência do período de estiagem, o baixo índice de oxigênio registrado na água, em torno de 0,3 miligramas por litro, quando o normal seria entre 5 e 7 mg/l, prejudica a degradação desse componente que, desde 1985, passou a ser obrigatoriamente biodegradável no Brasil.

Ainda segundo a Cetesb, a solução definitiva está associada a programas de esgotamento sanitário, incluindo a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos domésticos na Região Metropolitana de São Paulo.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que, desde 1993, desenvolve o projeto de despoluição do Rio Tietê, que já reduziu em 160 quilômetros a mancha de poluição do rio.

A Sabesp informou ainda que, em contato com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), operadora da Usina Hidrelétrica de Pirapora, a vazão nos vertedouros foi diminuída para reduzir a formação de espumas. Os ‘chuveirinhos’ também têm sido usados para diluir a espuma, segundo a empresa. “A Sabesp tem um sistema de monitoramento que avisa quando se junta um grande volume de espuma e aciona o sistema de bicos aspersores instalados junto à barragem”, informou em nota.