Chuvas alteraram resultado de balneabilidade em praias de Vila Velha Chuvas alteraram resultado de balneabilidade em praias de Vila Velha Chuvas alteraram resultado de balneabilidade em praias de Vila Velha Chuvas alteraram resultado de balneabilidade em praias de Vila Velha
Foto: Everton Thiago

A checagem da balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos. Em Vila Velha, por exemplo, 17 pontos foram analisados.

Dos 17 pontos onde foram feitas coletas, apenas três estão próprios para banho: Praia dos Recifes – em frente à rua Mar Azul; Praia de Ponta da Fruta II – em frente à rua da Bomba e Praia da Costa II, a chamada Praia da Sereia.

Catorze pontos estão impróprios: Lagoa Grande – Av. Espírito Santo; Lagoa Morada do Sol – em frente à rua Gerânio; Praia do Barrão – av. Andersen Fidalgo Pereira; Praia de Ponta da Fruta I – em frente à pracinha; Praia de Itaparica I – em frente à rua Itaiabaia; Praia de Itaparica II – Colônia de Pescadores; Praia de Itapuã – “Beverly Hills” – em frente à rua Jair de Andrade; Praia da Costa I – em frente à av. Champagnat; Praia Secreta, próximo ao Farol de Santa Luzia; Prainha, no sitio histórico; Praia do Ribeiro, na Praia da Costa; e Praia da Barrinha, próximo à foz do Rio Jucu.

O resultado da análise de balneabilidade é divulgado às sextas-feiras. As águas são recolhidas todas as segundas e enviadas para o laboratório. Os testes são liberados e publicados no portal da Prefeitura.

Placas indicativas estão por toda orla de Vila Velha. A verde significa “Própria” e a vermelha indica “Imprópria” para banho. As substituições dessas placas são feitas semanalmente. De acordo com o resultado, alterações podem ser registradas toda semana. Uma das causas é a variação do tempo, como as chuvas da semana passada. O temporal movimentou as águas do Rio Jucu, que trouxeram microrganismos para as praias, deixando-as impróprias para banho por um determinado período.