Ciclone com possíveis características subtropicais pode estar se formando na costa do ES Ciclone com possíveis características subtropicais pode estar se formando na costa do ES Ciclone com possíveis características subtropicais pode estar se formando na costa do ES Ciclone com possíveis características subtropicais pode estar se formando na costa do ES
Foto: Windy

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado neste domingo (19) prevendo a formação de um ciclone com possíveis características subtropicais em alto-mar, entre a costa do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro.

O ciclone, segundo o comunicado, poderá ser classificado como uma Depressão Subtropical e, caso a intensidade supere os 63 km/h, será reclassificado como Tempestade Subtropical “Jaguar”, expressão que em tupi-guarani significa “lobo”.

O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 27°C e 29°C, portanto, acima de sua média climatológica para o mês, além de influências em médios e altos níveis da troposfera (camada mais baixa da atmosfera).

São esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, nas proximidades do litoral norte do Rio de Janeiro, até o dia 20.

Há previsão de mar em estado entre grosso e muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar até o dia 20 à noite e entre 3,0 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros até o dia 20 pela manhã.

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar.