Geral

Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência

Houve prejuízos em pontes e bueiros no município devido a diversas trombas d'agua que ocorreram ao longo dos dias nas comunidades atingidas

Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência Cidades castigadas pela chuva no ES decretam emergência
Foto: Reprodução/ Leitor Folha Vitória

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o início da semana deixaram um rastro de destruição na região Sul do Estado. Por conta disso, três municípios decretaram estado de emergência nesta sexta-feira (10). 

Em Vargem Alta, a prefeitura justificou o decreto por impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município entre a terça-feira (7) e quarta-feira (8). Por conta disso, 18 localidades da cidade foram afetadas. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Cesan inaugura estações com tecnologia de ultrafiltragem de água em Guarapari

>> Passagem do Transcol e Aquaviário vai a R$ 4,90; veja quando começa o reajuste

>> Linhares foi a cidade onde mais choveu no Brasil em 24 horas

Houve prejuízos em pontes e bueiros no município devido a diversas trombas d’agua que ocorreram ao longo dos dias nas comunidades atingidas. 

Já em Castelo, foi decretada situação de emergência nas estradas rurais, que foram atingidas pelas chuvas, o que dificultou o acesso de equipamentos municipais e prejudicando o escoamento da produção agrícola.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do município na última quinta-feira (9) e de acordo com o prefeito João Paulo Nali, a recuperação das estradas é de suma importância. 

“A recuperação das estradas é fundamental para garantir a qualidade de vida da população rural”, disse. 

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve em Irupi, onde recomendou que fosse decretado a situação de emergência. Segundo ele, o governo estadual age para atenuar os efeitos da chuva no município e em outras localidades afetadas. 

O município sofreu com uma enchente durante a quinta-feira. A força das águas foi tanta que chegou a movimentar carros e moradores precisaram atravessar as ruas a pé, com água na altura do joelho. 

“Estamos aqui para atendimento humanitário. Somos solidários e ao mesmo tempo estamos ofertando alimento, colchão, produtos de higiene, apoio para que o município faça o decreto de situação de emergência. Presença da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros. Esse é um trabalho emergencial que estamos fazendo em Irupi e outros municípios atingidos pelas chuvas”, afirmou. 

A recomendação do governador foi atendida e na tarde de sexta-feira o município decretou situação de emergência.

Já em Santa Leopoldina, na região Serrana do Estado, a situação de emergência foi decretada pelo prefeito Fernando Rocha na quinta (9), por conta das enchentes.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.