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Cliente denuncia possível irregularidade em abastecimento em posto de combustível no ES. Veja como agir nessa situação

Consumidor afirma que a quantidade abastecida foi superior à capacidade do tanque

Cliente denuncia possível irregularidade em abastecimento em posto de combustível no ES. Veja como agir nessa situação Cliente denuncia possível irregularidade em abastecimento em posto de combustível no ES. Veja como agir nessa situação Cliente denuncia possível irregularidade em abastecimento em posto de combustível no ES. Veja como agir nessa situação Cliente denuncia possível irregularidade em abastecimento em posto de combustível no ES. Veja como agir nessa situação
Foto: Leitor Folha Vitória

Um leitor, que preferiu não se identificar, procurou o Folha Vitória para denunciar uma possível irregularidade em um posto de combustível localizado em Guarapari, na BR-101, no último fim de semana. 

Ele alega que foi abastecer o veículo, que ainda estava com um quarto do combustível no tanque, e  surpreendeu-se ao notar que a quantidade abastecida foi de 77 litros, isto é, 7 litros acima da capacidade, que segundo o proprietário do Mitsubishi Pajero Dakar é de 70 litros. Logo após o ocorrido, ele ainda procurou o responsável pelo Autoposto Floresta, que ficou de verificar a situação.

Segundo o manual do proprietário do Mitsubishi Pajero Dakar, e da ficha técnica do automóvel, a capacidade máxima do tanque é de 70 litros. Tal informação foi confirmada pela Mitsubishi Motors Brasil.

Foto: Divulgação

Em nota, o posto informou que as bombas de combustível se encontram regulares quanto às medições e certificações do Inmetro, bem como confirma que o abastecimento foi realizado no volume indicado. E que em relação a informação que o veículo se encontrava com um quarto de sua capacidade no momento do abastecimento, o posto não poderia se pronunciar, pois trata-se de um veículo particular, cabendo ao consumidor a verificação de regularidade de sua marcação, ou seja, análise do item boia da bomba.

A nota ainda ressalta que alguns fatores podem influenciar a operação irregular da boia, como encharque e mudança constante de posição, que é capaz de alterar a percepção real da quantidade do combustível no tanque. Quanto à capacidade do tanque indicada (70l), esta é um referencial de recomendação informado pela montadora, portanto, sendo possível sua variação em relação à capacidade real abastecida. 

Como agir em situação semelhante?

De acordo com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a orientação é para que o consumidor faça uma reclamação, a princípio, ao Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM), para que o local possa ser fiscalizado. O Procon-ES ainda ressalta que realiza fiscalizações em posto de combustíveis em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).No entanto, afirma que a questão metrológica é mais bem avaliada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem).

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, informa que, ao perceber uma possível irregularidade, o consumidor deve exigir do estabelecimento o ensaio volumétrico do referido bico de combustível. Além disso, o consumidor deve acionar a ouvidoria do Ipem-ES através do telefone 0800 039 1112, munido das seguintes informações: tipo de combustível utilizado; localização, bandeira e nome do posto de combustível. Se possível, indicar a numeração do bico de combustível e o modelo do automóvel abastecido.

O Ipem-ES acrescenta que, a partir do momento em que a denúncia é recebida, tal registro é entregue às equipes de campo para atendimento, responsáveis por averiguar a procedência. E esclarece que todos os postos da região foram fiscalizados em 2019.

Teste volumétrico 

Procurado pela reportagem, o Sindipostos-ES, o sindicato dos postos no Estado, informou que casos vivenciados pelo leitor em questão devem ser denunciados à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e também à delegacia do consumidor. Além disso, o consumidor também pode solicitar o teste volumétrico a qualquer momento, já que todos os postos revendedores são obrigados a ter um galão de 20 litros certificado pelo Inmetro para a realização do teste.

Por outro lado, segundo pesquisa de 2017 da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), tanques de alguns veículos comportam um volume maior do que o informado no manual do fabricante. Sendo assim, é importante que o cliente fique atento e confira se este não pode ser o caso.

O sindicato recomenda, ainda, que os consumidores estejam sempre atentos, procurando abastecer sempre num mesmo posto de sua confiança, exigindo a nota fiscal e desconfiando de preços mágicos que fujam da média geral de preços praticados no mercado.