Geral

CNBB adia para agosto assembleia geral de bispos em Aparecida

CNBB adia para agosto assembleia geral de bispos em Aparecida CNBB adia para agosto assembleia geral de bispos em Aparecida CNBB adia para agosto assembleia geral de bispos em Aparecida CNBB adia para agosto assembleia geral de bispos em Aparecida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu adiar para o mês de agosto deste ano sua 58ª Assembleia Geral, que estava prevista para o período de 22 a 30 de abril, em Aparecida, interior de São Paulo. O secretário-geral, bispo d. Joel Portella Amado, propôs que o evento aconteça entre os dias 12 e 20 de agosto, a depender da reversão do atual quadro pandêmico de coronavírus, segundo nota da entidade.

A principal reunião para tomada de decisões que norteiam a Igreja Católica do Brasil reuniu no Santuário Nacional de Aparecida, no ano passado, mais de 400 bispos de todas as regiões do país.

Segundo o estatuto canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo do bispado brasileiro e define os rumos do clero, a partir das diretrizes do Vaticano. A reunião acontece uma vez por ano e pode ser convocada extraordinariamente para fins de urgência. O adiamento foi decidido após consulta ao Conselho Permanente do órgão, levando em conta que os bispos são, em sua maioria, pessoas idosas e muitos teriam de se deslocar de regiões distantes do país, que está com mobilidade reduzida em razão do coronavírus.

A presidência da CNBB adotou outras medidas para conter a transmissão do vírus, entre elas o cancelamento de reuniões pastorais anteriormente agendadas e o fechamento da sede em Brasília. Os assessores mantêm suas atividades à distância, via internet. Os serviços prestados nos outros setores da entidade continuam sendo feitos via teletrabalho. “Tendo em vista a Campanha da Fraternidade deste ano, interpelando a questão do ‘cuidado’, precisamos nos manter afastados, por enquanto, como forma de cuidado a nós mesmo e às outras pessoas”, recomendou d. Joel.