Colatina pode ter novamente um terminal de ônibus o que daria mais conforto à população no embarque e desembarque. As conversas entre a administração municipal e o Consórcio Noroeste(empresa que reúne as principais empresas de ônibus do município), estão em fase final de decisão.
Nos próximos dias haverá uma nova reunião para que sejam analisadas as bases contratuais.O jurídico, de ambas as partes, estuda o caminho para que as cláusulas contratuais tenham respaldo total da justiça.
Há 20 anos atrás Colatina teve um terminal no centro de cidade, ao lado da Praça Municipal. O ambiente centralizava todas as linhas de ônibus do transporte coletivo do município.
Com o fim do terminal, os pontos foram relocados, em sua maioria, nos mesmos lugares que estão até os dias de hoje. Com a distribuição dos pontos, em muitos lugares não houve disposição de cobertura para abrigo do sol e da chuva, causando desconforto que perdura até os dias de hoje.
A Prefeitura fez estudos de viabilidade para que antiga área da Estação Ferroviária, na Praça Sol Poente, possa ser utilizada como terminal de ônibus. Esse estudo foi executado em parceria com o Consórcio Noroeste. A análise envolveu a parte estrutural e jurídica do projeto.
Prefeitura e Consórcio estão analisando a viabilidade jurídica junto a Procuradoria do município. O uso do espaço poderá ser concedido por meio de concessão, por tempo determinado, com o Consórcio Noroeste fazendo as adequações necessárias para o pleno funcionamento do espaço.
Prefeitura de Colatina e Consórcio Noroeste, acreditam que a utilização do espaço trará mais qualidade na prestação do serviço e bem estar para os passageiros. Caso cheguem a um consenso, o projeto utilizará a Estação Ferroviária, adaptada, para servir a população como terminal dos circulares da cidade.