Vai construir nas montanhas? Arquiteta ensina dicas para ter uma casa aconchegante

Sensação de liberdade, ar puro, contato com a natureza e qualidade de vida. É com esse objetivo que muitas pessoas buscam uma casa no campo. Mas se antes esse sonho acabava sendo colocado em segundo plano e adiado, com a pandemia do novo coronavírus foi reascendido e por muitas pessoas, concretizado.

Segundo a plataforma Imóvel Web, que atua em todo território brasileiro, em março deste ano houve um aumento de 124% na procura por casas nas montanhas, se comparado ao mesmo período de 2019.

Experiente em construções nas Montanhas Capixabas, há mais de 20 anos a arquiteta Maria Cláudia Avancini projeta casas, pousadas e até shopping no interior do Espírito Santo. Em entrevista ao Momento Décor ela contou alguns detalhes importantes que é preciso ficar atento ao construir nessas regiões.

 

O projeto de arquitetura

O primeiro ponto que a profissional chama atenção é o crescimento de condomínios no interior do estado. Antes de construir nessas áreas, primeiro é preciso que o projeto passe pelo crivo da comissão do empreendimento, onde serão analisados o padrão da construção, afastamentos, alturas… E depois vem a aprovação na prefeitura.

Com a nova geração também buscando casas na região serrana, Maria Cláudia tem observado uma predominância de projetos modernistas, com linhas mais retas. Mas ela defende que quando se trata de uma construção cultural ou de um ponto turístico, é interessante ressaltar as características arquitetônicas que valorize a cultura local.

“Eu tenho essa preocupação. Mesmo que seja uma proposta mais moderna, eu gosto de usar algum elemento que regaste a história de colonização na região, resgate uma memória, uma lembrança de uma arquitetura”, disse a arquiteta.

 

Para a profissional a grande diferença de construir uma casa nas montanhas é o clima. Como são regiões com temperaturas mais baixas, a dica é voltar a casa para o sol da tarde. “Se projetar a residência numa região muito sombreada, você corre o risco de ter problemas com mofo e ter sua casa muito gelada a ponto de ser bem incômodo”, indicou a arquiteta.

Para evitar essas surpresas desagradáveis a arquiteta utiliza algumas estratégias como: panos de vidro voltados para o sol da tarde, telhas de cimento para reter o calor, além disso ela também aconselha elevar a casa do solo para tirar a umidade de baixo.

Interiores

Aconchego. Essa é a palavra chave para quem vai construir nas montanhas. Por ser uma região fria, o que as pessoas mais querem como resultado final do projeto é a gostosa sensação do conforto e acolhimento. Para isso, Maria Cláudia recomenda elementos que nos remetam à natureza, como a utilização da madeira, pedra, tijolinho, texturas que lembram o linho… “As vezes pode até ser porcelanato imitando esses materiais, mas só de olhar já dá um conforto térmico gostoso no ambiente”, revelou a profissional.

Uma outra dica da arquiteta é ter cuidado com a cor branca nas casas de montanha. Ela explica que esse tom não aquece o ambiente e pode até influenciar na sensação térmica.”O branco gela. A sensação de entrar em um banheiro gelado, por exemplo, não é agradável. Você entrar em um banheiro onde tenha um piso amadeirado, um tom mais fechado, certamente traz uma sensação melhor”, contou a arquiteta.

 

A iluminação é outro ponto importante. Se tratando de montanhas, evite a luz branca. Para não ficar um ambiente “frio”, o ideal é explorar ao máximo a luz com a tonalidade mais amarelada. Tapetes, pelegos, mantas… Também são indispensáveis. Se possível dê preferência a torneiras de água quente, faz muita diferença no dia-dia. E para garantir uma temperatura mais agradável ainda, nada melhor do que uma lareira. Hoje existem opções mais modernas que se integram à decoração e são mais práticas, como essa na foto abaixo, que é suspensa e a gás.

Área de lazer

Do mesmo jeito que no inverno temos o auge do frio, quem já passou verão nas montanhas sabe o quanto, durante o dia, o clima esquenta por lá. Nessas horas uma piscina faz falta. Uma outra alternativa é a hidro. Antes de instala-la, lembre-se de escolher um belo local com vista para a natureza.

E para fechar com chave de ouro um projeto nas montanhas, uma área que tem sido muito requisitada ultimamente é o Fire Pit, uma espécie de mini praça com uma fogueira central.  Afinal, não há nada mais agradável do que você curtir as montanhas, em volta de uma fogueira e quem sabe até tomando um vinho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *