Diversão e autonomia para as crianças com quarto Montessoriano

Eles trazem um ar lúdico e ao mesmo tempo aconchegante! Transmitem uma gostosa sensação de brincadeira, liberdade e autonomia, tudo o que as crianças amam! Estou falando dos quartos montessorianos. Uma tendência que veio para ficar e está cada vez mais presente na escolha dos papais na hora de decorar o quarto das crianças.

Ao ver um projeto montessoriano, a primeira sensação que temos é a diversão, mas o conceito vai muito além disso! Por trás de cada detalhe são trabalhados a autonomia, liberdade e segurança, a partir da aplicação de móveis e objetos na altura dos olhos dos pequenos. Alguns destaques são: a cama baixa, brinquedos ao alcance dos pequenos, uso de espelhos para o seu reconhecimento e barra fixa para ajudar na locomoção.

Foto: Giovanna Gonçalves

Defendido por psicólogos e pedagogos, a metodologia aplicada neste tipo de projeto surgiu no início do século XX, em 1907, pela educadora italiana Maria Montessori, mas foi nos últimos anos que o conceito atingiu o auge do sucesso aqui no Brasil.

Recentemente, a arquiteta Valeria Torezani trabalhou com um projeto neste formato para o quarto da pequena Sofia, a pedido dos papais Flávia Agnoletto e Leonardo Pagoto. “É uma tendência para o espaço dos pequenos, realmente, devido à importância deste perfil de projeto para o desenvolvimento e crescimento da criança”, comenta. Depois de tudo pronto, com um mês da baby, a fotógrafa Catarine Bravin fez um ensaio da família no novo espaço.

Foto: Catarine Bravin

Repare que a arquiteta se preocupou em manter uma base neutra, com a marcenaria clara e amadeirada. Dessa forma, os móveis principais do quarto podem acompanhar o crescimento da criança, fazendo-se apenas pequenas alterações.

Foto: Giovanna Gonçalves

Como o projeto trabalha com itens que ficam ao alcance das crianças, a principal preocupação da profissional neste caso, é com a segurança. “É importante evitar o uso de móveis ou outros elementos com quinas ou com instabilidade, que possam tombar, por exemplo, e também quadros com vidros, dando preferência na escolha de produtos de acrílico. E não esqueça de esconder ou proteger as tomadas”, orienta.

Foto: Giovanna Gonçalves

 

Foto: Giovanna Gonçalves

Tá aí um estilo de projeto que tem sido sucesso entre a criançada. E você, curte essa proposta? Conte aqui para gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *