Dicas para criar um espaço instagramável na decoração

Elas chegaram aos poucos, de mansinho, e de repente tomaram conta da nossa vida. Difícil pensar no mundo atual, sem as famosas redes sociais. Mais do que nunca essa conexão digital  está presente no nosso dia dia, seja na vida pessoal ou profissional.

E o que chegou como uma distração e diversão para muitos, ganhou força e até se profissionalizou! Com o passar do tempo, viu-se que pensar na luz, no fundo, nos elementos em cena, seja de uma foto ou um vídeo, faz toda diferença no visual e impacta no número de likes. O que pode representar um grande sucesso na vida digital!

Com esse novo comportamento, surgiu nos projetos de arquitetura e design de interiores uma nova demanda: ter um “espaço instagramável” em casa ou no ambiente de trabalho. Trata-se de um espaço que vai além da funcionalidade, é o que explicam as arquitetas e sócias Erika Almeida e Camila de Biase.

“O ambiente passa a ter a função de criar experiências completas para os usuários. Esses espaços valorizam a composição estética do ambiente, fugindo do obvio, atraindo olhares, criando sensações com todos os sentidos do corpo. É o momento em que a arquitetura vai além do bonito e do funcional, ela vira de fato arte, que encanta, choca, emociona e é compartilhada”.

 

Closet da modelo Juliana Morgado projetado por Erika Almeida e Camila de Biase, com possibilidade de ângulos e cenários diferentes.

Quem está investindo em um local ideal para caprichar nos cliques e fazer ainda mais sucesso nas redes sociais é a Miss Espírito Santo Juliana Morgado. As profissionais Erika e Camila contam que a proposta foi criar no closet um local para trabalho, estudo e um cantinho para Juliana se reconectar com ela mesma. “Como ela ama moda e trabalha com isso, projetamos um closet bem iluminado, com metais em rosé gold. No quadro, a ideia é colocar a faixa de miss, um pedido muito especial e amamos isso como elemento de destaque. Outro pedido da cliente foi o closet aberto com uma porta de correr espelhada, o que possibilita mudar os cenários”, disse Erika.

Mas como podemos transformar um cantinho da nossa casa em um ambiente perfeito para fotos? Para te ajudar nessa missão e até contribuir com seu engajamento nas redes sociais as arquitetas contaram as dicas:

1) Conheça seu público-alvo
Essa é a dica mais importante: conhecer o público-alvo! Saber o que ele gosta, o que compartilha. A partir daí, misture com a sua essência e crie esse ambiente único. “Por exemplo, se vai criar um evento/espaço para um público jovem, é interessante apostar em letreiros neon, plaquinhas com frases, painéis que conversem com seu público. Pinturas nas paredes estão super em alta!”, indicou Camila.
2) Iluminação é fundamental
Invista em iluminação, valorize pontos de destaque, crie cenários, e se comunique com o seu público. O próprio cenário pode ser usado para criar efeitos de luz nas fotos. Mas antes de tudo, o ambiente, no geral, tem que ser bem iluminado (nada como aproveitar a luz natural) e oferecer uma foto atrativa. Aposte também em luminárias diferentes, painéis em neon com cores vibrantes, dá até para brincar com luz negra!
Varanda: as arquitetas criaram um espaço com cara de jardim. O destaque ficou para a luminária neon em formato de porco.
3) Interatividade

Pessoas gostam de deixar sua marca nos lugares por onde andam, e por isso, quanto mais interativo for seu espaço, mais pessoas vão querer fazer parte dele e contribuir com o local! “Aposte em painéis interativos, paredes com espaço para escrever mensagens, texturas que mudam passando os dedos, como lantejoulas, camurça, entre outros”, sugeriu Erika. 

Escritório: neste espaço as arquitetas criaram uma parede de quadro negro para escrever ideias e a agenda dos moradores, além de um painel interativo com suporte para ferramentas e utensílios.

4) Natureza
Quem não ama um verdinho? É da essência do ser humano se sentir atraído por elementos da natureza. Aposte em jardins verticais, palmeiras exóticas, pedriscos… Eles atraem os olhares! E ainda garantem uma bela foto!

Esmalteria: as arquitetas projetaram uma atmosfera feminina, moderna e clean. O destaque vai para o rosa aplicado na  parede e o verde do jardim vertical.
5) Use sua criatividade!
Abuse da sua criatividade e não tenha medo de misturar cores e texturas! É sempre bom pesquisar um pouco, apostar nas tendências e dar o seu toque de personalidade. Tudo é válido quando se trata de chamar a atenção e compartilhar com o mundo!
Joalheria: neste espaço as arquitetas projetaram uma atmosfera feminina, com destaque para as estruturas de metalon rosé gold e no painel de cordas da vitrine, o que garante um belo fundo para as fotos.
Depois dessas valiosas dicas para quem investe ou pretende investir em redes sociais, agora é soltar a criatividade nas poses e caprichar no conteúdo! No mais, cada ângulo é um flash!

Um comentário em “Dicas para criar um espaço instagramável na decoração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *