Apartamento de empresária passa por reforma e se transforma em casa pet friendly

Apaixonada por animais, a proprietária deste apartamento no Barro Vermelho em Vitória não pensou duas vezes em reformar seu imóvel para ter mais qualidade de vida e também priorizar o convívio de seus pets. Há um bom tempo, a empresária, de 40 anos, dona de 3 gatinhos e um cachorro desejava um apartamento mais espaçoso, com mais circulação e pitadas de cor. Foi aí que a arquiteta Fernanda Calazans entrou em cena com suas soluções criativas.

“Ela gostava muito da metragem do apartamento em si, mas não gostava da compartimentação dos ambientes por ser tudo muito isolado. Existiam cantos perdidos no apartamento. O motivo da reforma era melhorar os espaços em relação à integração, ventilação e o fluxo de utilização dos ambientes”, contou.

Embutido nesse pedido, não podemos esquecer da grande influência no projeto: melhorar a integração dos animaizinhos com a casa. “Acabava que eles não tinham tanto espaço na casa para explorarem”, revelou Fernanda, explicando como era antes.

A integração da sala com a varanda resultou em um ambiente com maior amplitude, ventilação e luz natural. Foto: Camila Santos

O primeiro passo foi a integração da área social: cozinha, sala e varanda. A arquiteta priorizou materiais com maior atrito, que não escorregassem tanto, como revestimentos sem polimento, com textura mais natural e tecidos de estofamentos que aguentem o dia dia de um gato, como o ultra suede.

Destaque para integração da cozinha com a sala e o piso em porcelanato fosco, que reproduz o cimento queimado. Foto: Camila Santos

Ainda pensando nos pets, Fernanda projetou portas com visor para eles terem acesso pela casa toda, mesmo com as portas fechadas.

A porta que dá acesso à área íntima foi projetada com a portinha de passagem exclusiva dos pets. Foto: Camila Santos

Por gostarem de ficar dentro do armário, outra solução da arquiteta foi desenhar caixinhas móveis colocados em prateleiras, em cima do sofá, para terem a sensação de aconchego pela casa.

Foto: Camila Santos
Foto: Camila Santos

Além disso, no quarto da moradora a mesinha de cabeceira também conta com um espaço próprio para os gatinhos dormirem. “Não é uma casa rígida, ela está em constante transformação”, disse a arquiteta.

Suíte da proprietária com a casinha dos pets. Foto: Camila Santos

E diante de tantas novidades que o apartamento ganhou, não tem como negar que a cozinha virou a protagonista do projeto. Fernanda fugiu completamente do convencional com combinação do azul marinho e salmão. A profissional explica que a arte da composição de cores e materiais é sem dúvidas é um dos pontos que hoje mais se destaca no imóvel.

Foto: Camila Santos
Foto: Camila Santos
Foto: Camila Santos

“O azul marinho e o salmão formaram uma composição leve e ao mesmo tempo intensa. Para reduzir a intensidade do contraste optei pelo salmão na parte superior, e o azul marinho na parte inferior para criar peso visual. O cinza e o branco faz a união das duas cores ficar equilibrada. O fato do armário superior ser da mesma cor do teto, também deixa a cozinha mais leve”, concluiu a profissional.

Um projeto que teve cada detalhe pensado em todos os integrantes da família, sem exceção! Não é verdade?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *