Muxarabi

Padrão deixa o exterior adentrar gentilmente no lar. Foto: Fernando Guerra

Nossa ideia aqui é sempre trazer novidades que estão bombando não só em casas magníficas, mas também no insta de quem faz essas casas maravilhosas. O queridinho do momento é o muxarabi. Essa gracinha é um clássico da arquitetura árabe, e foi uma estrutura que chegou ao Brasil através dos Portugueses.

O muxarabi é um fechamento em forma de treliça, geralmente feito de madeira, que chega bem perto do que já conhecemos como cobogó. A parte mais interessante e diferente do muxarabi é que ele permite a visão do lado de fora por quem está dentro do ambiente, mas não permite a visão contrária.

Deu para entender? Quem está dentro vê quem está fora, mas quem está fora não vê quem está dentro. Outra curiosidade sobre ele é que tradicionalmente, era usado para proteger as mulheres de olhares masculinos.

E o muxarabi vai muito além de te dar mais privacidade, ele favorece a ventilação e a iluminação, enquanto bloqueia parcialmente o calor. Aqui deixamos o link de um projeto bem legal que encontramos no insta @studiomk27.

Conta pra gente nos comentários o que vocês acharam dessa nova tendência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *