Arquitetura em grandes obras

Estádio Kleber Andrade. Foto: Sesport / Governo do ES

Por Sheila Basílio, arquiteta

A obra de maior impacto do nosso escritório é, sem dúvida, o Estádio Kleber Andrade. Um projeto de grande responsabilidade. Penso que foi a maior obra social concretizada em nosso Estado.

A maior dificuldade no processo de construção foi fazer com que as pessoas que estavam executando a obra entendessem a complexidade do projeto e sonhassem o nosso sonho. Só assim a obra teria sucesso.

A partir da demanda “um local que até tivesse jogo de futebol”, entendemos que em uma obra social desse porte, teríamos que agregar outros usos.

Estádio Kleber Andrade. Foto: Sesport / Governo do ES

Assim, propusemos quadras, pista olímpica de atletismo e todas as modalidades com área para treino; palco para grandes shows com edifício de apoio para artistas; e o Edifício Educacional, para o qual depois fizemos um projeto de uma escola estadual de ensino médio.

Mais projetos

As arquitetas Sheila Basílio e Roberta Drummond

Além do estádio, cito ainda algumas obras de maior impacto como o Life Mall, onde está o hospital da MedSênior, em Gurigica; o Centro de Vivência da Real Café, em Viana; as duas unidades do shopping Day by Day, na Praia do Canto e em Jardim Camburi; o Pátio Praia, na Praia do Canto, que recentemente adaptamos para a inclusão da Smart Fit; e o Monumento do Imigrante Italiano, na Ilha do Boi.

Penso que, em todos os projetos, os maiores desafios são atender a demanda do cliente, criar espaços agradáveis de convívio e harmonizar o edifício com o entorno. Na sequência, acompanhar a execução da obra para que esses espaços se concretizem e o cliente fique satisfeito.

Sobre a arquiteta

Sheila Basílio, arquiteta. Foto: Divulgação

Idealista, sonhadora, com uma careira admirável, prêmios e um olhar diferenciado para a arquitetura e urbanismo, Sheila destaca que a escolha das esquadrias é muito importante durante o desenvolvimento de qualquer projeto comercial ou residência, sendo um dos investimentos fundamentais da obra, porque além do efeito estético, as esquadrias proporcionam iluminação e ventilação aos ambientes, devem garantir o conforto acústico e, dependendo da escolha, até o conforto térmico.

*O Inside é uma área reservada para que profissionais compartilhem conosco suas visões e trajetória na arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *