Cinco formas de promover saúde pelo design

Foto: Camila Santos

Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada e estar em dia com o acompanhamento médico são apenas algumas estratégias para para cuidar do bem-estar. A arquitetura e o design de interiores também contribuem para a promoção da saúde dos usuários dos ambientes.

O top 5 de hoje traz dicas práticas com esse propósito.

1. Use plantas na decoração. Além da sensação relaxante promovida pela estética, as plantas trazem vida e frescor para dentro de casa. Elas melhoram a qualidade do ar, aumentam a capacidade de concentração e deixam a área mais aconchegante.

2. Explore a iluminação natural. A luminosidade favorece a disposição para realizar as tarefas do dia a dia e eleva a produtividade. Para, quando necessário, controlar a incidência direta do sol e evitar que a temperatura interna aumente, opte por cortinas com tecido fluido ou que permitem o bloqueio parcial da luz.

3. Escolha as cores de acordo com a finalidade do cômodo. Cada tonalidade promove estímulos específicos que refletem nas percepções e nas sensações. Por exemplo, o azul remete à tranquilidade, o verde à positividade, enquanto o amarelo está associado à alegria e o laranja ao entusiasmo.

4. Mantenha a ordem. A desorganização gera desconforto e organização, além de ser bem estressante procurar por algo em meio à desordem. A seleção de mobílias funcionais, materiais de fácil manutenção e alguns acessórios facilitam essa tarefa.

5. Invista em materiais naturais. Esses elementos criam a sensação de maior proximidade com a natureza e, consequentemente, sensação de bem-estar. Podem ser tecidos naturais em estofados, itens decorativos artesanais ou revestimentos com texturas de madeira ou pedras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *