Soluções para economizar no consumo de água em casa

Economizar no consumo de água é uma necessidade financeira e ecológica. A arquitetura traz soluções com reflexos imediatos e a longo prazo nas finanças das famílias e também no meio ambiente.

A urgência em buscar recursos tecnológicos que viabilizam o controle no consumo e o melhor aproveitamento da água é reforçada anualmente no Dia Mundial da Água, data criada pela criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e que foi celebrada na última terça-feira (22).

A economia pode ser obtida através de projetos arquitetônicos ou então de pequenas reformas. Por exemplo, a implantação de um sistema de monitoramento do consumo, reutilização de água e a instalação de dispositivos que controlam a vazão de torneiras ou chuveiros, por exemplo.

Considerando a redução nos gastos com a conta de água, o investimento tende a dar retorno em alguns meses dependendo do valor aplicado. Embora que, por se tratar de um recurso natural, o benefício do investimento vai além do financeiro.

Confira algumas soluções para a poupar água:

1. Implantação de sistemas de monitoramento do consumo

Sistemas que monitoram os níveis de caixa de água permitem aos moradores acompanhar a quantidade de água que está sendo utilizada para identificar picos no consumo para planejar e controlar os seus gastos.

O sistema expõe informações sobre o reservatório e emite avisos para que o usuário acompanhe as alterações nos dados.

Ainda há a possibilidade de instalar medidores em diferentes cômodos da casa. Esses medidores detectam a quantia de água utilizada em torneiras e chuveiros, além de informar sobre possíveis vazamentos.

Visor indica volume e outras informações do reservatório. Foto: AquaMetrix.

2. Água potável x água de reuso

A água utilizada para alimentação, higienização corporal, piscina, sauna e lavagem de roupas, por exemplo, deve ser potável. Entretanto, algumas atividades podem empregar a água de reuso.

Ou seja, reutilizar a água que já foi utilizada uma vez em chuveiros, banheiras, cozinhas, lavatórios, tanques e máquinas de lavar roupas. O uso é seguro na irrigação de jardins, lavagem de pisos, descargas, lavagem de veículos e outras finalidades.

O planejamento da reutilização pode ser contemplado no projeto arquitetônico, que viabiliza a independência dos sistemas e impede a mistura das águas potável com a de reuso.

A água de reuso pode ser empregada em atividades como lavagem de carros. Foto: Freepik

3. Aproveitamento de águas pluviais

A captação da água de chuva para ser aproveitada na rede hidráulica auxiliam na redução do consumo, além de reduzir a sobrecarga no sistema de escoamento de água da cidade e ajudar a conter enchentes.

A instalação no sistema de coleta e armazenamento deve considerar o volume possível com base em análises históricas da precipitação média do local. A captação da água pluvial é feita em áreas impermeáveis, como telhados, e estocadas em reservatórios independentes.

Para ser armazenada em uma cisterna, a água passa por um processo de filtragem para remover elementos que podem comprometer a qualidade da água. Ainda assim, a finalidade do uso não deve ser semelhante a da água potável.

Áreas de captação de água devem ser adaptadas para a coleta. Foto: Pexels.

4. Equipamentos de baixo consumo de água

Dispositivos que controlam a vazão e a pressão reduzem o consumo sem comprometer a eficiência e o desempenho do equipamento.

Alguns exemplos são torneiras e chuveiros com restritores de vazão, registros reguladores de vazão, torneiras com arejadores, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido, sistema de duplo acionamento de descarga, lavatórios com torneiras de fechamento automático e mais.

É possível encontrar dispositivos que adaptam itens que já se tem dentro de casa ou adquirir produtos que já fabricados com essas tecnologias.

Controle na vazão no chuveiro reduz o consumo. Foto: Freepik

5. Piso drenante no quintal

Escolher pisos drenantes para áreas externas proporciona economia e praticidade. O material é poroso e, portanto, capaz de drenar a chuva e minimizar o acúmulo de poças e enchentes.

A porosidade ainda permite que a água penetre no solo e ajude na irrigação profunda das plantas e grama.

Esse tipo de piso pode ser utilizado em jardins, calçadas, área de recreação, no entorno de piscinas e garagem.

Piso drenante favorece a irrigação profunda do solo e do jardim. Foto: Drenaltec

Vale reforçar que, além dessas soluções, mudanças comportamentais contribuem para a redução nos gastos.

O que você tem feito para reduzir o consumo de água na sua casa? Compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *