Biofilia: Como incorporar a natureza na arquitetura

Biofilia significa o amor pelas coisas vivas. Ou seja, pela natureza. Foto: Camila Santos

Paisagens verdes, à beira-mar e em meio a montanhas remetem a sensação de aconchego e relaxamento. Esse sentimento está associado a uma conexão natural que o ser humano tem com a natureza.

Uma pessoa dificilmente pensará em um shopping center se lhe for proposto pensar em um local que proporcione paz e tranquilidade.

Em meio a correria do dia-a-dia, a busca por qualidade de vida impulsionou o resgate pela conexão com a natureza e as sensações que ela proporciona.

Com isso, se fortalece a biofilia, que tem sido explorada em diferentes segmentos, em especial na arquitetura e no design.

O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar os seres humanos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto emocional.

Mais que uma tendência, a arquitetura biofilia é uma necessidade tendo em vista o estilo de vida contemporâneo. Estudos indicam que a presença de elementos naturais nos espaços conforto emocional, relaxamento e bem-estar.

A Organização das Nações Unidas prevê que, em 2030, 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos. Portanto, é imprescindível considerar estratégias para estabelecer a conexão homem-natureza nessas regiões.

Biofilia em ambientes comerciais proporciona bem-estar aos frequentadores. Foto: Camila Santos

 

O que é biofilia

A palavra “biofilia” se baseia no grego antigo e significa “amor às coisas vivas”. Este termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson em seu livro de mesmo nome publicado em 1984.

Na obra, o autor descreve a biofilia como uma tendência natural a voltar a atenção às coisas vivas.

O termo denota ao interesse e a necessidade das pessoas em conviver, interagir e se relacionar com a natureza. Isso de forma imersiva ou através do contato com elementos que remetem a ela.

Esse comportamento já vinha se intensificando e foi potencializado com a pandemia nos últimos dois anos, em especial durante o período em que as famílias se viram obrigadas a permanecer períodos prolongados reclusos em casa.

Considerando que uma parcela expressiva da população vive em grandes centros e passam longos períodos em locais fechados, a arquitetura propõe trazer a natureza para dentro dos ambientes residenciais, empresariais e comerciais.

Estudos comprovam o impacto do contato com a natureza para a saúde. Projeto: Vivian Coser Arquitetos

Impacto na saúde

Estudos indicam que, quando incorporada em ambientes empresariais, a biofilia estimula a criatividade, promove a produtividade e proporciona calma.

Um relatório divulgado pelo Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho apontou que 15% das pessoas que trabalham em locais que contém elementos naturais apresentam melhor desempenho e bem-estar superior em relação a funcionários que não têm contato com a natureza.

Diferentes recursos podem ser utilizados na concepção e construção dos espaços para criar a conexão com a natureza, como plantas, madeira, pedras naturais, água e luz natural.

Como incorporar a biofilia na arquitetura

Vegetação

Flores e folhagens são os principais itens explorador por quem quer levar a natureza para dentro de casa. O verde cria uma conexão imediata e desperta a sensação de proximidade com o meio ambiente, além de interferir na qualidade do ar.

Arranjos sobre os móveis, vasos suspensos e jardins verticais são algumas ideias práticas de como explorar as plantas na decoração.

Entretanto, existem outros elementos que podem ser explorados.

Projeto do arquiteto Tadeu Oliveira explora vegetação e outros elementos naturais. Foto: Divulgação
Materiais naturais

Madeira, pedras e bambu oferecem variedade de texturas e padrões presentes na natureza. Além disso, esses elementos proporcionam a experiência sensorial que são experimentadas na vivência do meio ambiente.

Iluminação natural

A iluminação natural através da incidência de luz solar promove um “despertar” do corpo e permite acompanhar as variações do dia.

Em ambientes iluminados artificialmente, é fácil perder a noção do tempo e sequer notar que o dia já se tornou noite.

Projeto da arquiteta Daniela Andrade aproveita a luz natural. Foto: Divulgação
Ventilação natural

A ventilação natural também permite acompanhar a variação do dia e sentir o seu frescor, o aroma da chuva e vivenciar o clima. Além de que, dependendo do local, permite ouvir os sons de pássaros e do vendo.

Mesmo quem está inserido em meios com poluição sonora, a possibilidade de abrir as janelas ao menos uma vez por dia já ajuda a se conectar com a natureza.

Paisagem

Quando o local tem uma vista privilegiada para o mar, montanha ou alguma paisagem bonita, é importante saber tirar partido disso.

Projeto da arquiteta da Carol Zamboni valoriza a paisagem. Foto: Divulgação
Água

Espelhos d´água, fontes e lagos são excelentes formas de conectar a natureza à arquitetura e decoração. O som da água caindo ou correndo traz a sensação de relaxamento.

Quem vive em meio a poluição sonora e opta por permanecer com janelas fechadas pode até explorar pequenas fontes artificiais para apreciar o som no ambiente.

Biomimética

A imitação processos da natureza com sua aplicação no design se chama biomimética. Formas e padrões naturais são explorados pela arquitetura de diferentes formas.

Por exemplo, estruturas de uma construção que remetem aos ramos de uma árvore.

Estádio Nacional de Pequim remetem a um ninho de pássaro. Projeto: Herzog & de Meuron.

Um comentário em “Biofilia: Como incorporar a natureza na arquitetura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *